Na última quarta-feira, 16, o Nova Mutum Esporte Clube venceu o Luverdense por 2 a 0 e garantiu vaga na final do Campeonato Mato-Grossense. A equipe da cidade de cerca de 47 mil habitantes faz história naquele estado por diversos motivos. Um deles é por ser estreante na elite do futebol do Mato Grosso – foi campeão da Segunda Divisão no ano passado – e mais que isso, o clube se tornou profissional há apenas cerca de dois anos.
Mas porque estamos falando do Campeonato Mato-Grossense se temos em Criciúma, o Próspera que disputa a final da Série B do Catarinense e o Tigre que vive momentos decisivos fora de campo com a mudança da direção?
Além de todos estes fatos que elevam ainda mais a magia do futebol, outro fato chama atenção no Nova Mutum: a equipe é comandada por um criciumense, o técnico Willian De Mattia. Ele está na equipe há dois anos e contribui com todos os momentos gloriosos da equipe.
Nascido em Criciúma, o ex-atleta passou pelas categorias de base do Carvoeiro e atuou profissionalmente por Figueirense, fora do país e também por outros clubes brasileiros. “O meu pai é de Siderópolis, minha mãe de Cocal do Sul. Nasci em Criciúma e morei na cidade até os cinco anos, depois nos mudamos para Tijucas, voltei para Criciúma aos 13 anos de idade e joguei nas categorias de base do Criciúma.
Como jogador, De Mattia, que atuava na posição de volante, acumula passagens pelo futebol grego e finlandês. A última camisa defendida por ele foi do São Paulo, do Rio Grande do Sul, em 2017. Ainda jogou por times como Hercílio Luz, Juventude, Marcílio Dias, Juventus de Jaraguá, entre outros.
Destino: Nova Mutum
Ele conta como chegou a Nova Mutum. “A minha esposa é concursada e recebeu um chamado para o Mato Grosso, aqui para Nova Mutum, eu já estava com 34 anos, vim com ela, encerrei a carreira e comecei a estudar para ser treinador. Com a carreira de atleta, conhecendo o vestiário, fui estudar para treinador e graças a Deus estou no Nova Mutum há dois anos. O time profissionalizou e já chega a final do Campeonato Mato-Grossense.
Mais que chegar à decisão do campeonato estadual, para disputar o título com o União Rondonópolis, o Nova Mutum garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e na Copa Verde, esta última, competição que envolve equipes da Região Norte e Centro-Oeste, além do Espírito Santo.
“A estrela do Nova Mutum é a parte coletiva”
Comprometimento. Este é um dos motivos apontados pelo técnico para o sucesso. “O segredo é o comprometimento do grupo de trabalho, a escolha certa dos atletas. Temos esta autonomia para escolher os atletas junto com a direção que nos ouve bastante para encaixar no melhor modelo de jogo possível. Esta é uma das coisas principais deste clube. A empatia de toda a torcida, toda a sociedade. É um conjunto. O que faz uma equipe chegar é o conjunto, é o dia a dia, é a equipe estar unida. A estrela do Nova Mutum é a parte coletiva”, afirma.
Seguir vencendo é a vontade de De Mattia e de todos que fazem parte do clube. “No ano passado já fomos campeões da Série B e queremos mais. Queremos colocar mais uma estrela no escudo, no futebol só são lembrados os vencedores e nós queremos ser rotulados ainda mais como vencedores para estar alcançando voos maiores pelo clube”, finaliza.
Campanha
O Nova Mutum encerrou a primeira fase do estadual na quinta colocação com 13 pontos e nove jogos. Nas quarta de final, a equipe comandada por Willian De Mattia eliminou o Sinop e o Luverdense na semifinal.
Finais do Campeonato Mato-Grossense:
Domingo, dia 20, às 16h
Nova Mutum x União Rondonópolis
Quarta-feira, dia 23, às 21h30min
União Rondonópolis x Nova Mutum
Confira a entrevista na íntegra: