Um encontro realizado na noite de ontem, na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma, possibilitou que os criciumenses envolvidos nos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) contribuíssem com a criação do Plano Estadual de Segurança Pública. O estudo tem como objetivo tornar Santa Catarina o estado mais seguro do país até 2020 e, para tanto, as metas de curto, médio e longo prazos estão sendo traçadas em conjunto com a sociedade civil organizada.
Esse Plano Estadual será o primeiro do Brasil alinhado às diretrizes fixadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Englobará, ainda, ações voltadas a outras secretarias de Estado, como da Defesa Civil, de Assistência Social e de Justiça e Cidadania.
“É um método de integração das atividades, para montarmos um planejamento com metas para três, cinco e dez anos. Assim, independentemente de quem esteja no governo, o caminho estará definido. Como Criciúma tem o maior número de Consegs de Santa Catarina, viemos para expor o estudo e ouvir sugestões, porque é importante que seja validado por quem está na ponta”, ressaltou o secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior.