Uma pesquisa realizada pela Fecomércio SC revelou que os consumidores de Santa Catarina estão mais cautelosos em relação aos gastos para o Dia dos Namorados de 2024. O levantamento, que entrevistou 2.100 pessoas em sete municípios representativos do estado, incluindo Criciúma, indicou uma redução de 9,2% na intenção de gasto em comparação com o ano anterior, com uma média de R$ 178 por consumidor.
Criciúma foi a segunda cidade entre as pesquisadas com maior intenção de gasto: R$ 215. O município do Sul ficou atrás apenas de Itajaí (R$ 251), e à frente de Chapecó (R$ 187), Lages (R$ 161) Blumenau (R$ 146) Florianópolis (R$ 145) Joinville (R$ 140).
Apesar do cenário econômico favorável na percepção dos consumidores catarinenses, a intenção de gastos caiu nominalmente e em termos reais, levando em conta a inflação acumulada. A intenção de gastos entre homens (R$ 188) é maior do que entre mulheres (R$ 148). Casados tendem a gastar mais (R$ 178) em comparação com solteiros (R$ 148).
Formas de pagamento e modalidades
A pesquisa apontou uma predominância no pagamento à vista (76,6%), embora o pagamento parcelado tenha crescido nove pontos percentuais. A renda mensal será a principal fonte de recursos para as compras, escolhida por 53,7% dos entrevistados. O uso de crédito aumentou para 25,2%, impulsionado pela redução das taxas de juros.
Entre as modalidades de pagamento, o cartão de débito à vista (23,2%) e o Pix (22,1%) são as mais escolhidas, com um crescimento significativo no uso do Pix.
Influências e locais de compra
As redes sociais se destacaram como o meio de divulgação mais influente, ultrapassando as vitrines e exposição de produtos. A importância das redes sociais cresceu 3,6 pontos percentuais, enquanto a das vitrines caiu 29,8 pontos percentuais. Encartações, promoções e websites próprios também ganharam importância.
Presencialmente, o comércio de rua (45,2%) e as lojas de shopping (26%) continuam sendo os principais locais de compra, embora ambos tenham apresentado uma queda em comparação com o ano anterior. As compras pela internet cresceram 6,7 pontos percentuais, sendo a opção para 20,3% dos consumidores.
Tipos de presentes e impactos no setor de serviços
O setor de vestuário será o mais procurado (33,6%), seguido por perfumes/cosméticos (22,1%) e calçados/bolsas (15,6%). Apesar disso, a demanda por vestuário caiu 10,9 pontos percentuais em relação ao ano passado. Presentes como chocolates, bebidas e cestas de café da manhã estão em alta.
Além do comércio, o setor de serviços também será beneficiado, com 41% dos consumidores planejando almoçar ou jantar em restaurantes, e uma parcela significativa considerando viagens ou estadias em hotéis e motéis. A preferência por locais escolhidos pelo parceiro (39,4%) e locais românticos (32,8%) são os principais motivos para essas escolhas.