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Crise no comércio de Criciúma antecipa tendências

Lojas, que apresentavam queda no faturamento, estão reagindo com vendas consignadas e e-commerce

Por Gregório Silveira Criciúma, SC, 04/09/2020 - 14:36 Atualizado em 04/09/2020 - 14:44
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

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A pandemia, causada pelo coronavírus, deixou marcas históricas em diversos setores da economia. Um dos mais afetados foi, com certeza, o comércio varejista. Na Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) a cidade com maior impacto foi Criciúma, onde cerca de mil trabalhadores foram demitidos.

Em meio a dificuldades, o jeito foi reinventar e antecipar algumas tendências focadas na retomada do faturamento. Outras formas de oferecer os produtos foram adotadas pelos lojistas. No shopping Della, de Criciúma, a novidade fica por conta do sistema de drive-thru, com a retirada de produtos no estacionamento sem sair do carro, ou walk-thru, com a retirada  da compra direto no balcão da loja. O modelo funciona com a parceria da Security Parking, operadora do espaço, que disponibiliza vagas de até 15 minutos para retirada de produtos.
Sendo assim, o cliente entre na garagem do empreendimento e retire o ticket normalmente, com validade para 15 minutos de permanência. Na saída do estacionamento basta apresentar o bilhete e caso esteja dentro do tempo máximo de tolerância o mesmo será abonado.

"Alguns clientes passaram a nos ligar para que deixássemos o intem escolhido separado. Isso começou a dar um bom retorno", afirma Lana Conti, gerente de um Loja de artigos infatis do shopping.

Segundo a gerente, que atua há 12 anos no comércio varejista, o segredo para superar a dificuldade vem composto por uma série de fatores. "Tínhamos todos os clientes em nossos registros. Sabíamos o gosto de cada mãe de criança. A situação difícil se apresentou e nós buscamos a solução. Tinhamos que pensar no cliente que estava em casa e precisando da mercadoria. Começamos a mandar roupas para as residências. Entregávamos embalada em papel manteiga e com o cheiro da nossa loja, para que as pessoas lembrassem do nosso ambiente", conta Lana.   

A gerente confessa que hoje cerca de 80% das vendas da loja de artigo infantil são por consignação e enviando mercadoria para a casa das pessoas. 
"O que nos chamou atenção é que nenhum cliente recusou esse novo sistema. Levamos para a casa das pessoas a praticidade."  

E-commerce
"Compre digital do comércio local" com esse slogan a plataforma "Topedindo", vem colocando o mundo digital na vida das lojas do comércio de Criciúma e também outros estabelecimentos. O chamado marketplace é um e-commerce, mediado por uma empresa, em que vários lojistas se inscrevem e vendem seus produtos. No caso do Topedindo o ano vem sendo bem rentável. "Nos últimos nove meses triplicamos as vendas. Hoje, devido a pandemia, entraram em nosso escopo de clientes, desde lojas de roupas até pet shop. Isso vem ajudando os estabelecimentos a venderem mais", adianta Luiz Felipe Fabris, um dos proprietários da Topedindo.

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