Aumento na temperatura, chegada do calor e estiagem são fatores que colaboram com os incêndios. A população também deve estar em alerta para os cuidados necessários nesses casos. Em entrevista ao Jornal das Nove, o comandante da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Araranguá, Capitão Marcolin, falou sobre a prevenção.
“Nesse período temos um certa estiagem na região. Através de pequenos focos, eles se alastram e podem ficar um tanto quanto maiores. Principalmente nas beiras de estradas, pessoas que tem o hábito de fumar jogam. É muito complicado essas ocorrências, já que a fumaça atrapalha a visibilidade do motorista e pode causar um acidente automobilístico”, afirmou.
As pessoas devem ficar atentas, já que quem for acusado de cometer um incêndio poderá ter problemas com a justiça. “Tem pessoas que fazem queimadas para limpar terrenos, existe uma técnica especifica, e tem que avisar aos órgãos responsáveis. Incêndio é até crime previsto no Código Ambiental”, garantiu Marcolin.
Confira a entrevista na íntegra: