A prefeitura relançou o edital para contratar uma empresa afim de tirar do papel o novo complexo viário para modificar a mobilidade de pedestres no entorno do Terminal Rodoviário Algemiro Manique Barreto. A ideia é construir um recuo, um mergulho nas pistas da Avenida Centenário para que o trânsito desça e os pedestres possam usar a superfície para as travessias, fugindo aos riscos da partilha de espaço com automóveis, algo que já causou tantos acidentes naquele trecho.
"“É uma travessia de pedestres segura. Hoje o pedestre tem que atravessar o corredor de ônibus, e não vai ter, o corredor vai ser lá embaixo. As pistas de veículos ficarão normais como são hoje, duas pistas com três faixas cada uma, duas para veículos e uma para o ônibus, ou seja, três vai e três vem”, defende a secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, Kátia Smielevski.
A avenida terá um mergulho de até 4,6 metros e, no nível do calçamento, será construída a travessia para pedestres. O trecho rebaixado chegará a 180 metros, com largura de 20 metros.
Há cerca de um mês a licitação original não teve interessados. O edital ganhou ajustes para ser republicado esta semana. "O projeto é o mesmo. Mudamos regras para habilitar os interessados em participar", explica a secretária. O orçamento para a obra é de R$ 2,7 milhões.
Alternativa anterior
No primeiro mandato do prefeito Clésio Salvaro a intenção era construir uma passarela no trecho. A estrutura sobre a avenida seria erguida a partir da esquina da Rua Antônio Althoff em direção à Rodoviária. Seria um investimento na época - agosto de 2011 - de R$ 1 milhão, contaria com 112 metros de extensão e 180 dias para execução.
O projeto anterior nesse sentido havia sido discutido ainda na gestão do prefeito Anderlei Antonelli. Acabou não saindo do papel.