Aos seis anos de idade Leonardo Schilling iniciava sua carreira no mundo da natação. Após 20 anos praticando o esporte, ele coleciona campeonatos e medalhas. Com 680 medalhas penduradas no seu quarto, atualmente o nadador divide sua rotina com os treinos em Criciúma e viagens para Portugal, competindo pelo Benfica.
O interesse pela natação nasceu quando não via nenhum outro esporte para praticar. "Aquelas pessoas que não fazia nada, que não sabia jogar bola. Então sobrou a natação", comenta. Leonardo começou na natação no Natação do Marista, competindo na Olichamp.
Pouco tempo depois de sua atuação na natação, começou a ampliar os horizontes e competir e participar de grandes campeonatos. Na sua bagagem de competições, ele tem na lista passagens por Catar, Emirados Árabes, Estados Unidos, Argentina, Chile e Portugal.
Chegada em Portugal
Durante todo o ano passado, Leonardo competiu pelo clube Benfica, de Portugal. A chegada dela no clube foi festejada com alegria. "Era algo que me veio na cabeça quando tinha uns 17 anos. Tenho um amigo que nadou também pelo Benfica, então eu acompanhava aquilo. Então além de competir em olimpíadas e campeonatos, também queria ir para Portugal", comenta.
Conforme o nadador, Portugal apresenta uma bela estrutura para o esporte. "É um país que tem uma estrutura militar. Tudo está pronto. Está tudo feito", explica.
Treinamentos
Leonardo treina diariamente, aproximadamente quatro horas diárias. A dedicação é fundamental para o sucesso.
Principais campeonatos
Hoje Leonardo agrupa 680 medalhas em seu quarto, expostas para relembrar suas competições. "As medalhas mais importantes são a de vice-campeão brasileiro absoluto e de campeão português", coloca.