Na manhã desta terça-feira (30), o atacante do Criciúma, Eder, anunciou que está se aposentando do futebol. A última partida do jogador será na noite deste sábado (3), contra o Atlético Mineiro, pela Série A do Campeonato Brasileiro, no estádio Heriberto Hülse.
Apesar do jogador não ter confirmado que será o superintendente de futebol do clube, o presidente do Criciúma, Vilmar Guedes, já realizou o convite. Segundo o repórter Enio Biz, Eder deve ser oficializado no cargo após a partida contra o Atlético Mineiro.
Um jogador assumir um cargo diferente em um clube pouco tempo após anunciar a aposentadoria não é novidade. Relembre quatro deles:
Rogério Ceni
Com mais de 100 gols na carreira, o histórico goleiro e um dos principais nomes da história do São Paulo, Rogério Ceni, fez o seu último jogo oficial em outubro de 2015. Menos de um ano depois, em novembro de 2016, o ex-jogador foi anunciado como treinador da equipe do São Paulo. Atualmente o técnico está no Bahia e tem passagens por Cruzeiro e Flamengo.
Renato Gaúcho
O atual treinador do Grêmio não precisou nem aposentar para virar treinador. Em 1996, o jogador teve uma pequena experiência como atleta-técnico no Criciúma. Após pendurar as chuteiras em 1999, ele começou a carreira de treinador no Madureira no mesmo ano, ficando dois anos no clube até se transferir para o Fluminense. Após 25 anos de carreira, Renato Gaúcho tem múltiplos títulos e clubes treinados.
Pep Guardiola
Técnico lendário, multi-campeão e um dos maiores treinadores da história. É fácil resumir a carreira de Pep Guardiola no futebol, mas sabia que ele começou a sua carreira na prancheta apenas dois anos depois de ter se aposentado? Pois é, o último clube de Guardiola foi em 2005, após aceitar uma proposta do treinador Juan Manuel Lillo para jogar no México.
Ele assumiu a equipe do Barcelona B em 2007 e conquistou a quarta divisão espanhola no mesmo ano e no ano seguinte assumiu o time principal.
Steven Gerrard
Após jogar por 17 anos pelo Liverpool e depois encerrar sua carreira em 2016, após jogar pelo Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, o histórico meio-campista Steven Gerrard assumiu o primeiro time como treinador em 2018, apenas dois anos depois.
No Ranger da Escócia, Gerrard teve um aproveitamento de mais de 72%, com 125 vitórias em 193 jogos. Após o Aston Villa, ele está atualmente treinando o Al-Ettifaq