Impactos e benefícios da Transição Energética. Esse é o tema do debate promovido pela Diamente Geração de Energia, que ocorre a partir das 15h desta segunda-feira, dia 6, no Parque Ambiental Encantos do Sul, em Capivari de Baixo. A ação faz parte da XVI Semana de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
"As pessoas recebem muitas informações um tanto quanto distorcidas sobre o que é a geração termelétrica. Acho que o debate de hoje vai ser muito importante para esclarecer essas dúvidas", destaca o engenheiro Pedro Litsek, CEO da Diamante Geração de Energia, empresa que administra o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda.
"Vai ser um debate bastante importante. Vamos falar, especialmente, sobre o que nós estamos fazendo nessa programação de Transição Energética. É um movimento a nível mundial em que estamos buscando cada vez mais alternativas em relação à geração de energia sustentável. E o Complexo caminha para esta direção", salienta.
Conforme Litsek, o Complexo Jorge Lacerda é capaz de suprir 25% das necessidades energéticas de Santa Catarina e impacta aproximadamente 200 mil pessoas. "Não tem só um papel do ponto de vista energético, ele tem um papel social muito importante. É nesse sentido que esse programa de Transição Energética está sendo desenhado", explica.
Apesar de ser necessária, a geração mais sustentável, a energia termelétrica é fundamental para a manutenção do consumo e evitar que aconteçam apagões no país. "As termelétricas entram em operação apenas quando as gerações de energia renovável começam a ter dificuldades para suprir a demanda do mercado. Elas atuam para evitar que a gente tenha um problema grave de insuficiência de energia elétrica. Isso é a sustentabilidade também", ressalta o CEO.
Além de Litsek, participam desse debate o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan, o ex-secretário de Desenvolvimento e idealizador da Lei de Transição Energética, Luciano Buligon, e o prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Corrêa Costa.