Criciúma deve seguir sem aderir ao modelo de decreto da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), mesmo com a flexibilização em alguns pontos aprovada pelos prefeitos e pelo colegiado em reunião extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 30. Segundo a Assessoria de Comunicação, a cidade segue com o seu decreto já em vigor.
No encontro da manhã desta quinta-feira foram acordadas mudanças nos horários de funcionamento de alguns setores, como supermercados, restaurantes, bares e academias. Esse modelo deve ser adotado pelos prefeitos das cidades a partir de hoje - quinta-feira. Vale ressaltar que o modelo é organizada pelo colegiado da Amrec, contudo cada prefeito deve baixar o seu próprio decreto, seguindo as orientações.
As mudanças são:
- Supermercados: funcionarão nas segundas-feiras das 12h às 21h. De terça-feira à sábado das 6h às 21h. Aos domingos ele permanecerá fechado;
- Restaurantes e similares, como lanchonetes e padarias: de segunda-feira à sábado das 6h às 21h. Aos domingos ele permanecerá fechado;
- Bares: de segunda à sexta-feira das 6h às 21h. Sábado e domingo estarão fechados;
- Academias funcionarão de segunda-feira a sexta-feira das 6h às 21h. Sábado e domingo estarão fechados;
Para o diretor executivo da Amrec, Giovanni Dagostin Marchi, as mudanças vieram em face a solicitação de alguns segmentos. "É bem provável que deste formato os prefeitos sigam as novas medidas. O estado pede para que as medidas sejam realizadas de forma regionalizada, pois não faz sentido um município assumir e outro não", explicou à reportagem do Portal 4oito.
Dos 12 prefeitos dos municípios da Amrec, três não participaram. Os prefeitos de Treviso e Orleans deram justificativa, já o prefeito de Criciúma não apresentou motivos.