A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o avanço de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta-feira (2), em direção a Santa Catarina. As instabilidades vão atingir o Litoral Sul, Grande Oeste e Planalto Sul e ao longo do dia devem avançar por todo o estado.
Na sexta-feira (3), a frente fria permanece em Santa Catarina mantendo a condição de chuva volumosa para as áreas em laranja do mapa, sendo uma parte do Litoral Sul. Além disso, também é esperado temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Os acumulados desses dias devem variar entre 150 e 200 milímetros nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. “É importante ter em mente que as previsões meteorológicas estão divergindo em relação à posição da frente fria, o que pode resultar em acumulados diferentes aos que estão sendo projetados, que podem ser tanto sub quanto superestimados”, disse um trecho da nota da Defesa Civil.
Nas áreas em laranja o risco é alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. O risco é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde.