A primavera é marcada em Santa Catarina por uma época de fortes chuvas. É neste período que ocorreram as maiores séries históricas de inundações e tempestades com granizo e vendavais. Para incentivar a limpeza dos rios e prevenção para os períodos da chuva a Defesa Civil está realizando a Operação Primavera.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Criciúma, Dioni Borba a ação tem o intuito de evitar desastres relacionados às chuvas e vendavais. “Serão desenvolvidas atividades como drenagem e limpeza de bocas de lobo, plantio de árvores nos leitos de rios e palestras em escolas da rede municipal de ensino”, explica.
O desassoreamento e limpeza de rios e córregos já está ocorrendo gradualmente nos bairros Quarta Linha, Rio Maina, Sangão, Montevidéu, Vila Francesa, Vila Selinger e Primeira Linha. Segundo o coordenador foi realizado um mapeamento das áreas de maior alagamento no município. “Mapeamos pelo registro de ocorrência que aconteciam no passado para assim fazer a limpeza. Com o desassoreamento estamos encontrando acúmulo de detritos, lixo, entulho ou outros materiais por isso é sempre importante lembrar a população de não jogar lixo nos rios”, avisa Dioni.
Lagos e rios assoreados podem provocar sérios alagamentos. Normalmente impactam todo o entorno e causam enormes transtornos na vida da população. Por isso que soluções de dragagem, confinamento e disposição de sedimentos como lodo, areia e efluentes, são importantes para aumentar o volume útil dos cursos de água.
“Conhecemos a força da natureza e devemos estar preparados para as mais diferentes adversidades. Sabemos que Criciúma fica localizada no maior corredor meteorológico de Santa Catarina. Nosso trabalho busca gerenciar, cada vez mais, os riscos que os criciumenses estão expostos e em breve teremos o reforço dos novos agentes voluntários”, finaliza.