O forte temporal que atingiu Criciúma e Içara entre 19h e 20h30min causou alguns estragos. "Registramos doze ocorrências em Criciúma", confirma o coordenador local da Defesa Civil, Dione Borba. "Houve destelhamentos em Criciúma e Içara", detalha o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.
Em Criciúma foram doze ocorrências, seis delas emergenciais, com danos em estabelecimentos comerciais e residências. De resto, a Defesa Civil atua na desobstrução de pistas e falta de energia elétrica, bem como isolamento de áreas. "Na região foram vários registros, cada município está cuidando do seu, mas não houve nada tão grave que tenha exigido acionar o estado", avalia Rosinei. "Foram casos pontuais", completa.
Para o coordenador regional, não há como definir que o fenômeno se tratou de um tornado ou algo do gênero. "Não, é efeito da frente fria, estava muito calor e quanto entrou o sistema, com essa variação de pressão, causou isso tudo", conclui.
Na atuação feita pela Celesc às 21h30min há quatro cidades com problemas de energia na região: em Criciúma, são 4.545 unidades consumidoras sem energia. Em Lauro Müller, 349. Há pontos isolados ainda em Santa Rosa do Sul (27 unidades) e Sombrio (dez). A Celesc trabalha no conserto de redes derrubadas em diversos pontos mesmo debaixo de chuva, como no caso flagrado nas imagens abaixo. Assista.
Confira mais detalhes em instantes e a cobertura completa nesta terça-feira em A Tribuna.