O último dia de visitação pública ao corpo do Papa Francisco, que acontece nesta sexta-feira (25) e que está na Basílica de São Pedro, recebendo homenagens de fiéis de todo o mundo, marca o ínicio do conclave. Conforme sacerdote da arquidiocese de Porto Alegre e que atua no Vaticano desde 2020, Padre Antônio Augusto Brum Hofmeister, a partir deste sábado (26), começa o período de novenas e orações em sufrágio pela alma do Papa, que durará nove dias. Durante esse tempo, os cardeais se reunirão para definir a data do início do conclave, que pode ocorrer a partir de 05 de maio.
O processo de escolha do novo Papa segue rigorosamente o rito tradicional e será composto pelos cardeais eleitores. "Não temos uma tendência ou favoritos, o Papa já foi escolhido por Deus e será revelado no dia da eleição", afirmou.
O Padre Antônio destacou ainda a saudade que o Papa Francisco deixa, ressaltando sua humanidade e proximidade com todos. "O Papa Francisco era um homem muito próximo de cada pessoa. Ele nos deixa muita saudade, mas a Igreja Católica seguirá seu caminho com um novo Papa, sempre segundo o coração de Cristo", concluiu.
Ouça na íntegra o que disse o Padre Antônio Augusto Brum Hofmeister: