A principal novidade da convenção estadual do DEM na tarde deste sábado, em Florianópolis, partiu do PP. É que o deputado Esperidião Amin esteve no encontro e reforçou o discurso de candidato a governador, posição tirada pela convenção progressista no sábado passado.
Com isso, os convencionais do DEM aprovaram a manutenção da chapa apontada anteriormente, com o PP na cabeça e o deputado João Paulo Kleinübing de candidato a vice-governador. "Estamos finalizando a convenção, temos um entendimento com o PP do sábado passado, temos um acordo de apoiar o Esperidião Amin ao governo do estado. Estamos aguardando as últimas definições", comentou Kleinübing.
A ata do DEM, porém, ficou em aberto. Assim, o partido sinaliza com possíveis mudanças. "Nós temos um compromisso com o PP. Vamos caminhar juntos fruto desse entendimento", salientou Kleinübing. "Conversas há sempre, é natural. Nosso encaminhamento hoje é a candidatura do deputado Amin", disse, quando questionado sobre a especulada desistência de Amin de ir ao governo.
A possibilidade lançada desde ontem era de que os partidos adeririam à candidatura de Gelson Merísio do PSD ao governo, com Kleinübing sendo vice e Amin fazendo dupla ao Senado com o ex-governador Raimundo Colombo (PSD). Mas como há, também, a pendência sobre o PSDB, o DEM e o PP adotam a mesma postura que teve o MDB na sua convenção mais cedo, de manter a ata em aberto.
"O que foi objeto de deliberação hoje é o apoio ao deputado Amin. O que foi decidido na convenção do PP no sábado passado é o que está valendo", concluiu Kleinübing. Ouça a entrevista do deputado no podcast abaixo.