Com o avanço das obras na BR-285, na Serra da Rocinha, os problemas passam para o lado gaúcho. Por lá faltam oito quilômetros de pavimentações. Conforme o deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, Carlos Búrigo (MDB), uma frente parlamentar vai buscar os recursos em Brasília para a conclusão do trecho. A expectativa é de que a licitação saia até o fim do primeiro semestre.
“A nossa preocupação número 1 é fazer uma mobilização para dar continuidade ao asfaltamento deste trecho. A mobilização existe pelos deputados e prefeitos. Há uma união muito grande das lideranças da região com as lideranças de Santa Catarina”, comentou em entrevista ao Programa Adelor Lesa. Búrigo é ex-prefeito de São José dos Ausentes e conhece bem a questão.
Lembrou que a obra na parte gaúcha estava à frente da catarinense e agora foi ultrapassada. Citou que existe um trecho com a nascente do Rio das Antas, onde será necessário cuidados especiais, mas segundo ele, as questões ambientais já foram superadas. O deputado disse que a União colocou cerca de R$ 12 milhões no orçamento, para destinar a BR-285.
“Essa é uma importante via para o escoamento dos produtos do Rio Grande do Sul. É uma via que passa pelo Planalto e faz a ligação com a BR-101, faz os campos da serra serem integrados com Santa Catarina. Isso vai fazer alavancar a economia daquela região”, afirmou Búrigo.
Confira a entrevista na íntegra: