Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Desembargadora Salete Sommariva e magistrados aposentados são homenageados pelo TJSC

Sessão ocorreu nesta quarta-feira (7), na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki

Por Redação Criciúma, SC, 07/12/2022 - 20:05
Foto: Divulgação/ TJSC
Foto: Divulgação/ TJSC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, durante a sessão do Tribunal Pleno nesta quarta-feira (7), na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, comandou a homenagem aos magistrados aposentados, em 2022. A desembargadora Salete Silva Sommariva, que é coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) há quase 20 anos, também foi reverenciada.

A desembargadora teve o pedido de aposentadoria aprovado nesta quarta (7) pelo Órgão Especial. Além de coordenadora da Cevid, a desembargadora Salete Silva Sommariva foi presidente da comissão executiva do Colégio dos Coordenadores de Cevids do Brasil (Cocevid) por mais de um mandato.

A juíza Naiara Brancher, cooperadora técnica da Cevid, falou em nome dos colaboradores da coordenadoria. "Esse é um momento muito especial, pois estamos diante da aposentadoria da desembargadora Salete Silva Sommariva, que por décadas de dedicação e compromisso genuíno à Justiça catarinense, especialmente em frente à Cevid, segue rumo a uma nova fase de sua vida profissional. Esta travessia será sentida por todas e todos que tiveram o privilégio e a honra de conviver com ela durante todos esses anos”, disse a juíza. 

“Vale lembrar que parcela significativa da história da Cevid foi escrita durante a coordenação da desembargadora. Santa Catarina é reconhecida nacionalmente por seu trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher e a senhora é nossa guia, nosso farol. Todos esses anos de dedicação permitiram uma atuação sólida, de confiança e de respeito a todas e todos os jurisdicionados. Sua fala, sua atuação tem credibilidade e será para sempre lembrada. Sua presença estará para sempre em nossos corações e mentes", completou a cooperadora técnica da Cevid. 

Natural de Lages, a desembargadora ingressou no TJSC por meio do quinto constitucional da advocacia em abril de 2003. Ela integrou também a Comissão do Código de Divisão e Organização Judiciarias do Estado de Santa Catarina, o Conselho de Administração do Sistema Financeiro da Conta Única de Depósitos, do Conselho de Gestão, Modernização Judiciária, de Políticas Públicas e Institucionais, a Comissão Examinadora para Ingresso na Carreira da Magistratura e o Conselho da Magistratura.

Nesta quarta (7), a desembargadora recebeu um ramalhete de flores dos seus familiares. Os colaboradores também homenagearam com presentes e uma placa. “A emoção é muito grande. Não tenho palavras para tanto carinho, amor, companheirismo, coleguismo e incentivo para percorrer esse caminho no Tribunal. Agradeço à Cevid e a todos que seguiram ao meu lado, as vezes sorrindo e as vezes chorando, mas sempre em busca do melhor para as mulheres e pela representatividade do TJSC. Agradeço a todos os presidentes que me indicaram, assim, como o atual presidente. Os meus três filhos são as minhas estrelas que nortearam a minha vida. Agradeço também a todos os advogados. Parto das minhas funções, mas aqui continuarei de coração de alma”, anotou a magistrada, que foi aplaudida de pé.

O dirigente máximo do Judiciário catarinense disse que não abre mão do apoio da desembargadora. “Bem disse a desembargadora, que há o tempo de chegar e o de partir, e vossa excelência parte agora deste Tribunal. Mas há sempre o tempo de plantar e o de colher, e o que a desembargadora Salete plantou e semeou ao longo dos 20 anos que esteve conosco ela colhe com esse reconhecimento de aplausos de todos os desembargadores do Estado de SC. Não vamos abrir mão da continuidade da sua atuação na Cevid. É o mínimo que podemos fazer”, revelou o presidente do TJSC. 

Aposentados em 2022

A sessão também contou com as homenagens aos magistrados aposentados em 2022. Foram homenageados: desembargador Fernando Carioni; desembargadora Sônia Maria Schmitz; desembargador Cláudio Barreto Dutra; juiz de Direito José Clésio Machado; juíza de Direito Liene Francisco Guedes; juíza de Direito Claudia Inês Maestri Meyer; e juíza de Direito Maria da Conceição dos Santos Mendes.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito