Hoje é dia de desfile no Centro de Educação Profissional (Cedup) Abílio Paulo, de Criciúma. Um desfile diferente e que tem foco na sustentabilidade. O evento é promovido pelos alunos do segundo ano do curso de Comércio da instituição educacional e tem o objetivo de mostrar à comunidade escolar as peças que são produzidas por eles mesmos, no projeto Boutique 31.
“A Boutique 31 existe desde 2015, mas a ideia surgiu em 2011 no curso de Comércio do Cedup. O objetivo é a sustentabilidade, o reaproveitamento de roupas usadas e que ainda podem ser utilizadas”, explica a professora de coordenadora do projeto, Márcia Liandra Fernandes.
O primeiro passo para que a Boutique 31 exista é a arrecadação, que é feita com os alunos e familiares do Cedup. Depois, os estudantes do curso fazem a customização das peças durante as aulas de artes e também nas atividades de contraturno. Por último, ocorre a venda.
“Todos os meses é realizada a venda das peças dentro da escola, sempre em um dia específico. Nós comercializamos roupas e os acessórios customizados”, explica Márcia.
O desfile é mais uma ação dentro da programação das aulas. “São os alunos que organizam tudo. Eles customizam as roupas, pensam na logística, treinam os modelos que vão participar. Tudo é feito por eles”, comenta a professora.
Inclusão em novembro
A atividade de hoje está marcada para as 14h e será realizada no ginásio da escola, mas outro desfile está agendado para novembro e tem também um foco social. “Em novembro nós promovemos o desfile da inclusão. Aproveitamos o mês da Consciência Negra e organizamos o desfile tanto das roupas do brechó, quanto da beleza negra, assim como o desfile de cadeirantes e pessoas com deficiência em geral. É o desfile da inclusão”, afirma Márcia.