O Dia das Mães é uma das datas mais esperadas pelo comércio catarinense - só fica atrás do Natal em resultado de vendas. A pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC aponta que os consumidores pretendem gastar, em média, R$ 196,64, alta de 21% diante do ano anterior. Apesar da recuperação, está abaixo do nível pré-pandemia em termos reais.
A inflação está impactando diretamente no poder de compra dos consumidores. Para adequar o presente ao orçamento, 79,4% devem realizar pesquisa de preço- 3,3 p.p. acima do ano passado e maior resultado para a data desde 2018.
Pelo menos sete em cada dez devem ir às lojas na semana que antecede a data. Os dados apontam que as redes sociais (33,4%) são os meios de divulgação que mais influenciam na escolha do estabelecimento, à frente das vitrines (27,0%).
O comércio de rua permanece como principal destino de compras (55,1%), alta de 4,5 p.p frente ao ano anterior, seguido por Shoppings Centers (21,7%). A internet, que ganhou espaço desde o início da pandemia- de 3,8% em 2019 para 19,3% em 2021- representa 17,7% neste ano.
Lideram a lista de presentes roupas (30,7%), perfumes/cosméticos (16,6%) e calçados/bolsas (13,5%). Uma fatia considerável dos consumidores (16,6%) ainda está indecisa. Nos anos pré-pandemia os percentuais estavam abaixo dos 10% (3,7% em 2019 e 6,9% em 2018).