Um movimento de combate ao preconceito e aos tabus em torno da saúde mental será realizado neste sábado, dia 27, em Criciúma. A ação, organizada por um grupo de psicólogos voluntários, acontece no Parque das Nações, a partir das 15 horas. Gratuito e aberto ao público, o evento também vai celebrar o Dia do Psicólogo.
De acordo com a psicóloga Carina Mengue, uma das organizadoras da ação, é fundamental que toda a sociedade se engaje na luta para combater o preconceito que existe em relação à saúde mental. “Vemos tanta gente em sofrimento e que ainda resiste a buscar ajuda porque tem vergonha, porque acredita que transtorno mental é sinal de fraqueza, e tantas outras ideias equivocadas, que é hora de unir forças para mudar essa realidade”, enfatiza.
Para o psicólogo Fábio Cadorin, que também faz parte do Movimento Psicologia na Rua, é compreensível que os tabus tenham se criado em torno da Psicologia, porque ao longo do tempo os portadores de transtornos mentais foram excluídos. Mas, segundo ele, é necessário mudar os rumos dessa história. “Felizmente a sociedade evoluiu, já aprendemos bastante, inclusive com o avanço da Psicologia como ciência e profissão. Mas ainda precisamos avançar muito. Somente acabando com o preconceito vamos abrir caminho para que as pessoas procurem ajuda e minimizem seu sofrimento”, defende.
Para a realização do evento deste sábado, o grupo de organizadores conta com empresas que apoiam a causa da saúde mental. Elas contribuíram com vários brindes que serão distribuídos aos participantes. “Será um dia de comemoração e informação. Vamos todos entrar nessa causa”, convida Cadorin.