O Dia dos Pais é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. Em 2018, os números de vendas cresceram no país, incluindo Criciúma. No Brasil, o aumento foi de 3,9% em relação ao último ano, superando também os cinco anteriores, segundo dados do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Por outro lado, aqui no Sul, esse crescimento foi menor.
“É uma data importante, o clima frio nos ajudou. Foi positivo para o comércio, deu 1,5% de acréscimo em relação ao ano passado, segundo números do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), com destaque para confecções, perfumaria, eletroeletrônicos e serviços de restaurantes. No Dia das Mães e no Dia dos Namorados deste ano, tivemos um crescimento equivalente”, comenta o diretor do SPC do CDL Criciúma, Henrique Vargas.
As vendas aumentaram entre os dias 10 e 12, no fim de semana do Dia dos Pais. Em Criciúma, a data não motivou a contratação de novos profissionais no comércio, o que, segundo o presidente da CDL da cidade, Gelson Philippi, deve acontecer mais para o fim do ano. O Dia dos Pais serve como um termômetro para o comércio no Dia das Crianças e no Natal, já que é a primeira data comemorativa do segundo semestre.