Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Diego Ribas quebra frases prontas e ensina a ser líder

Ex-capitão do Flamengo fechou o primeiro dia do Empreende SC 2025

Por Arthur Lessa Criciúma, SC, 24/04/2025 - 21:55 Atualizado há 7 horas

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

"Liderança começa no nós" e "trate os outros como você gostaria de ser tratado" são duas frases muito repetidas quando se fala de liderança. E também foram duas "verdades"questionadas por Diego Ribas, ex-jogador de grandes equipes do futebol mundial e palestrante que fechou o primeiro dia do Empreende SC 2025.

Em pouco mais de 30 minutos de palestra, com a presença VIP do "menzinho" Fausto Carvalho na plateia, Diego apresentou os principais ensinamentos que acumulou na carreira como jogador profissional, que o levaram a encerrar a carreira como capitão do Flamengo, clube de maior torcida do Brasil. 

Durante a apresentação, ele reforçou a importância de o líder se conhecer e assumir a responsabilidade pelas próprias falhas, que quebra a primeira "verdade" ao mostrar a liderança começa no "eu", e de entender a característica de cada ambiente e de cada liderado, que quebra a segunda "verdade" ao mostrar que você deve tratar cada um da maneira que for mais adequada à sua característica, não do líder.

Dois técnicos que moldaram o líder

Depois de 21 anos de carreira, com passagem por oito clubes de primeira linha de cinco países diferentes, além de 40 convocações para a Seleção Brasileira, Diego Ribas dedica sua habilidade de liderança a dois técnicos. 

O primeiro deles é o alemão Thomas Schaaf, que o recebeu em 2008 no Werden Bremen (ALE) após Diego ouvir do técnico do Porto (POR) que "não servia mais para o time". "O Schaaf olhou no meu olho e disse: 'você serve! você terá os melhores dias da sua vida aqui na Alemanha!'. Ele acertou. Foram os melhores dias da minha vida", conta o ex-jogador, que lembrou de outro exemplo dado pelo treinador. "Ele falou que eu precisa correr na praia porque eu estava gordo. De repente, enquanto eu corria, eu o vi me acompanhando. Ele correu comigo pelos 12 km", lembra Diego.

Outro grande exemplo de Diego foi Jorge Jesus, de quem ouviu, depois de perder o prazo de reapresentação do elenco por um problema no voo, que não sabia o que era ser líder nem capitão. A bronca foi absorvida e convertida por Diego em determinação, o que levou o mesmo Jesus a afirmar, em uma entrevista coletiva, que Diego foi um dos melhores capitães que ele conheceu no futebol. 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito