O valor médio do preço do diesel vendido nos postos no Brasil teve queda no preço pela terceira semana consecutiva. Segundo o empresário do setor de postos de combustível, Beto Benedet, o PIS/Cofins do diesel já tinha sido zerado antes do PIS/Cofins da gasolina, mas, em Santa Catarina, o ICMS já era baixo, por isso, a mudança não foi significativa.
“No nosso estado o ICMS já era 12%, então não impactou”, explicou. Para ele, a nova queda ainda é um valor alto. A espera é de que haja uma nova redução, pois os postos já recebem o combustível a um preço inferior.
A redução aconteceu depois do reajuste da Petrobras no início de agosto. Essa foi a única redução do preço do combustível em 2022. O último reajuste que deixou o diesel mais barato foi em maio do ano passado.
“A redução do diesel está impactando naquela redução que teve no início, em agosto, e os postos foram baixando o diesel”, explicou o empresário. “E a concorrência também levou a essa redução de preços nas bombas, que vêm semanalmente baixando e chegando a esse percentual de redução”, acrescentou.