O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Superintendência Regional de Santa Catarina, determinou a interdição total da BR-285, na Serra a Rocinha. Inicialmente a rodovia ficará com trânsito bloqueado por oito meses. O objetivo é possibilitar o aceleramento nas obras de pavimentação asfáltica e garantir a segurança de quem passa pelo local.
O ofício foi emitido no dia 8 de abril, com 48 horas para ser cumprido, logo, nesta quarta-feira (10). A obra está sendo realizada pelo Consórcio SETEP/IVAÍ/SOTEPA, entre os quilômetros 33,8 e 55,8, no contorno de Timbé do Sul. A constância da presença de neblina e chuvas fortes na região colaborou com a decisão do fechamento.
Um dos trechos diz que "considerando a impossibilidade de se garantir a segurança do trânsito de veículos estranhos à obra durante a execução dos trabalhos, mesmo em horários alternados, sem que haja prejuízo ao cumprimento do cronograma planejado", a rodovia deve ser fechada. O ofício é assinado pelo chefe do serviço de construção, Névio Antônio Carvalho.
O cronograma de construção indica que nos próximos dias serão iniciados os serviços de pavimentação nas pistas da serra, com concreto rígido. São necessários 28 dias para que o material atinja a resistência necessária, possibilitando somente o tráfego de veículos do serviço.