Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
Reportagem Especial

Do calçadão às lagoas: O turismo em crescimento de Balneário Rincão

Na temporada de verão, a população do município pode saltar de 15 mil para 180 mil pessoas

Por Stefanie Machado Balneário Rincão, SC, 27/11/2022 - 11:34 Atualizado em 27/11/2022 - 11:47
O calçadão é um dos principais atrativos de Balneário Rincão. Foto: Renan Rosso
O calçadão é um dos principais atrativos de Balneário Rincão. Foto: Renan Rosso

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

São sete lagoas, 13 quilômetros de orla marítima e um catálogo recheado de pontos turísticos. Balneário Rincão, um dos municípios do Sul de Santa Catarina prestigiado por suas praias e belezas naturais, está em ascensão no turismo e quer atrair, cada vez mais, turistas para conhecê-lo. Para se ter uma ideia, a população do município deve saltar de aproximadamente 15 mil para 180 mil pessoas durante a temporada de verão. 

LEIA TAMBÉM:

Nesta reportagem especial, o Portal 4oito convida o leitor a percorrer os principais motivos que mostram a vocação para o setor turístico. 

Duas longas plataformas delimitam a principal praia do balneário ao Norte e ao Sul, com 400 e 500 metros de extensão, respectivamente. Foto: Renan Rosso.

“Nos últimos anos, Balneário Rincão virou a chave. É um município que está focado muito no turismo. Tanto é as obras estruturantes nesta parte para recebermos os turistas com um atrativo melhor”, comenta o diretor de turismo do município, Fernando Casagrande

Saiba como chegar até Balneário Rincão

Principais distâncias
Florianópolis  199 quilômetros 2 horas 31 minutos
Criciúma   29 quilômetros  32 minutos
Porto Alegre, RS 292 quilômetros 3 horas 24 minutos
Curitiba, PR 479 quilômetros 5 horas 51 minutos

 

 

 

 

Beleza, infraestrutura e segurança atraem turistas

Nos últimos anos, o município tem investido em obras estruturantes e projetos com objetivo de trazer mais conforto, comodidade e segurança, para chamar a atenção do turista. Tudo isso é pensado por meio do Plano Municipal de Turismo, desenvolvido pelo Governo de Balneário Rincão junto às lideranças políticas e empresariais e, claro, a sociedade. 

“O que começou a atrair as pessoas para Balneário Rincão foi, sem sombra de dúvida, a construção do calçadão novo e toda a parte estruturante da orla. Agora, estamos construindo a terceira etapa”, afirma Casagrande. 

Praça da Zona Sul é outro importante ponto turístico para as famílias que visitam Balneário Rincão. Foto: Renan Rosso.

Além disso, o município conta com a Praça da Zona Sul, passarelas que dão acesso ao mar, decks e ciclovias. Próximo ao famoso calçadão, há um local específico para motorhomes. Os projetos tem como objetivo melhorar a organização, limpeza e a segurança da cidade. Para o diretor de turismo, essas obras agregam para o bom funcionamento de Rincão e também são um convite para atrair mais pessoas. 

“Hoje, a cidade e todos os pontos turísticos estão iluminados, o acesso é fácil, tudo isso se torna atrativo. Ainda temos a Festa da Tainha, Carnaval, eventos e a própria temporada de verão que agrega várias atividades de orla recreativa, esportiva e também atrações musicais. Tudo isso contribui para as pessoas descobrirem o Rincão”, enfatiza Fernando Casagrande, diretor de turismo. 

Uma viagem através dos sabores da Rota Gastronômica

Em setembro de 2022, Balneário Rincão deu mais um passo importante para o desenvolvimento econômico e turístico com o lançamento da Rota Gastronômica. São mais de 20 estabelecimentos, entre restaurantes, lanchonetes, pubs, cafeterias, com o intuito de valorizar produtos regionais e fortalecer a cadeia produtiva da alimentação. 

Além de criar um roteiro de sabores, a iniciativa também oferece capacitação e qualificação profissional para impulsionar o comércio. Foto: Arquivo Prefeitura de Balneário Rincão.
Hotelaria e ecoturismo em crescimento

Aos poucos, Balneário Rincão mostra suas potencialidades não só aos turistas, como também aos investidores e empreendedores. O surgimento de hotéis e o descobrimento do ecoturismo no município são dois exemplos disso. 

“Nós já temos belas lagoas que as pessoas podem se programar para vir todo final de semana. Já estão se criando pousadas próximas às lagoas. Parque aquáticos também. Enfim, existem outras partes de Balneário Rincão que estão sendo descobertas agora que com certeza as famílias podem aproveitar a natureza”, ressalta Casagrande. 

O município possui sete lagoas: Urussanga Velha, Lagoa dos Freitas, Lagoa do Jacaré, Lagoa do Faxinal, Lagoa dos Esteves, Lagoa Mãe Luzia e Lagoa do Rincão. Foto: Renan Rosso.

Neste mesmo sentido, a hotelaria deve ganhar força nos próximos anos no Rincão. Durante a temporada de verão, percebe-se um aumento expressivo do aluguel de casas, especialmente, em relação às locações por diária em aplicativos que tem se expandido recentemente. 

“Hotelaria ainda é uma parte deficitária da cidade. Mas, assim como o ecoturismo, a gente sabe que tem investidor que já comprou espaço e temos certeza que até o ano que vem teremos hotéis de primeira categoria”, salienta o diretor. 

Do Réveillon ao Carnaval, as atrações de verão

A temporada de verão também é marcada por festas com atrações musicais e eventos esportivos no Sul catarinense. Há uma programação sendo planejada com a presença de artistas nacionais e regionais em todos os fins de semana de janeiro. O calendário completo deve ser divulgado em breve. 

Balneário Rincão prepara seu calendário de verão com atrações musicais nacionais e regionais. Foto: Renan Rosso.

Conforme Casagrande, a programação de verão terá início na virada de ano. “Teremos Elton e Everton e Rafa Show para abrir a nossa temporada de verão. Logo depois, em 17 de fevereiro, tem o Carnaval e este ano teremos o Carnarincão, após dois anos sem. Já estamos na organização”, conta. 

A programação não fica restrita apenas a atrações artísticas, como também inclui eventos esportivos, como caminhada orientada e corrida. Foto: Renan Rosso.

“Como não queremos o turismo só no verão, queremos expandir um pouco até para o comércio se beneficiar, e também pensando no turista que não consegue pegar férias na temporada, teremos uns quatro ou cinco eventos depois do Carnaval até abril”, conclui o diretor. 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito