Nesta terça-feira, às 19h15, entram em campo o pior mandante contra o segundo pior visitante da Série B. O Criciúma já está em Goiânia para enfrentar o Vila Nova, em confronto direto contra a zona de rebaixamento: o Tigre catarinense precisa vencer para sair da degola, enquanto um empate basta para o Tigre mineiro manter-se fora do Z-4.
No Serra Dourada, palco do espetáculo, o Vila Nova conquistou apenas nove pontos na competição; é de longe a equipe com pior aproveitamento dentro de seus domínios: apenas 25% dos pontos conquistados, ou seja, uma vitória a cada quatro jogos.
Já o Criciúma, longe de casa, é um Tigre numa jaula. Foram apenas sete pontos ganhos, em 12 partidas disputadas. Venceu apenas uma vez como visitante, na oitava rodada, contra o Brasil em Pelotas; aproveitamento é de 19,4%. Apenas o Operário tem pior campanha fora de casa na Série B.
Na tabela de classificação, os dois clubes procuram a reabilitação na competição. O Criciúma é o 17º colocado, com 26 pontos. Dois a menos do que o Vila Nova, 16º. Outra curiosidade é que ambas equipes têm o pior ataque da competição: apenas 17 gols marcados, em 25 jogos.
Tigre completo
Roberto Cavalo não confirma o time, mas a tendência é a manutenção da equipe que venceu o Botafogo de Ribeirão Preto no último sábado, por 2 a 0. A formação com quatro meio-campistas vem dando resultado desde a época em que Wilsão comandou a equipe interinamente.
As alterações de Cavalo em relação ao que Wilsão mandava a campo são na dupla de zaga e no ataque: Sandro ganha mais uma chance ao lado de Thales e Vinícius na frente, ao lado de Léo Gamalho.
Vila Nova
O Tigre goiano vem de um bom resultado; no norte paranaense, venceu o Londrina por 1 a 0. Fora de casa, o time de Marcelo Cabo parece render: o problema é mesmo como mandante.
Na única rodada em que o Criciúma venceu fora, o Vila Nova conseguiu a última vitória como mandante: bateu por 1 a 0 o São Bento, na oitava rodada. De lá para cá, foram quatro empates e quatro derrotas jogando em casa nesta Série B.
Marcelo Cabo terá o retorno do lateral esquerdo Gastón Filgueira. Deve ser a única alteração em relação ao time que ganhou do Londrina. O artilheiro e principal destaque do Vila Nova – já há alguns anos – é o camisa 10 Alan Mineiro, autor de 3 gols nesta Série B.
Aspas
O técnico Roberto Cavalo não concedeu coletiva antes do jogo contra o Vila Nova. Na segunda-feira, o volante Foguinho e o zagueiro Sandro conversaram com a imprensa, antes da viagem para o Cerrado brasileiro. A expectativa é conseguir a segunda vitória longe de casa e sair da zona de rebaixamento.
“É um jogo dificílimo, de 6 pontos. Se torna um jogo de adversário direto. A gente espera que o Criciúma vá para lá com uma equipe equilibrada, igual essa que fez o último jogo”, comentou Foguinho
“A gente encara todo jogo como uma final, nós vamos medir forças lá. Temos que estar bem atentos na defensa, como vem acontecendo com a rapaziada lá na frente ajudando na marcação. Temos que surpreender e sair com a vitória”, analisou Sandro.
Ficha Técnica
Vila Nova x Criciúma, válido pela 26ª rodada da Série B
Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia
Horário: 19h15
Arbitragem: Dênis da Silva Ribeiro Serafim, auxiliado por Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Rondinelle Tavares (AL)
Vila Nova: Rafael Santos; Jeferson, Wesley Matos, Patrick Marcelino e Gastón Filgueira; Edinho, Ramon, Mailson, Alan Mineiro e Diego Rosa; Bruno Mezenga. Técnico: Marcelo Cabo
Criciúma: Luiz; Carlos Eduardo, Thales, Sandro e Marlon; Eduardo, Wesley, Foguinho e Daniel Costa; Vinícius e Léo Gamalho. Técnico: Roberto Cavalo