A terceira fase da operação Lesa Pátria começou nesta sexta-feira (27). Equipes da Polícia Federal estão nas ruas para cumprir mandados de prisão preventiva e também de busca e apreensão em cinco estados e no Distrito Federal. Em Santa Catarina, o mandado de prisão e outro de busca e apreensão foi cumprido contra Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, que ficou conhecida como “Dona Fátima de Tubarão”, em um vídeo que viralizou na manifestação antidemocrática.
No vídeo em que a senhora aparece, ela fala coisas como: “Vamos para a guerra, é guerra agora” em referência a manifestação que estava acontecendo nos atos do dia 8 de janeiro. Ela falou em outro vídeo que além de estar “quebrando tudo” e que iria "pegar o Xandão agora” se referindo ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Tráfico de drogas
Em 2014, a idosa foi condenada por tráfico de drogas. A pena havia sido mais de quatro anos de prisão em regime semiaberto mas após recorrer a pena conseguiu diminuir para 3 anos e 10 meses que foi substituído por medidas restritivas de direitos.
Operação Lesa Pátria
Além do cumprido contra Dona Fátima, são 10 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão que a Polícia Federal vai executar. Todos eles são referentes às manifestações antidemocráticas que aconteceram em Brasília.