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Duas agências bancárias são autuadas em Araranguá

Caixa e Itaú descumpriram tempo de espera dos clientes em filas, conforme apurou o Procon

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 28/02/2022 - 16:23 Atualizado em 28/02/2022 - 16:27
Agência da Caixa foi uma das autuadas em Araranguá / Fotos: Gregório Silveira / 4oito
Agência da Caixa foi uma das autuadas em Araranguá / Fotos: Gregório Silveira / 4oito

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Como parte de uma operação estadual, o Procon visitou três agências bancárias de Araranguá na última sexta-feira, 25, e constatou problemas em relação ao tempo de atendimento dos clientes em ao menos duas delas. "Estamos tendo muita reclamação de espera e demora nas filas, na rua, em frente às agências. Pessoal fica exposto às intempéries, sol, vento e chuva. Junto com o Procon estadual estamos fiscalizando em várias cidades. Em Florianópolis já teve até fechamento de agência", confirmou a diretora do Procon de Araranguá, Cristiana de Souza.

"Aqui na sexta-feira eles tiveram, primeiramente fomos em três agências, na Caixa, Bradesco e Itaú, as três com mais reclamações. Depois faremos em outras. Duas foram autuadas, a Caixa e o Itaú. Eles têm prazo legal para dar justificativa e se adequar à legislação municipal e federal", detalhou. "Se eles não se adequarem serão multados e podem ter as agências fechadas por até 24 horas", completou.

Cristiana reforçou o que a lei municipal estabelece em relação ao tempo de espera. "Pela lei municipal de Araranguá, são 20 minutos em dias normais e 30 minutos em vésperas de feriados e de pagamentos, os dias de movimento maior. Em geral são de 20 a 30 minutos no máximo", afirmou. Ela lembrou que é necessário ter uma prova, obtida por intermédio da senha do banco, para formalizar a denúncia. "A gente recebe denúncias, a pessoa pode ligar, pode vir até o Procon na prefeitura, pode ligar também, mas se quiser registrar a reclamação teria que ter a comprovação que é a senha. Pela legislação ela tem que ter a data e o horário, e pode pedir para autenticar no caixa na hora que for atendido", referiu.

Ela lembrou que o regramento atual de atendimento nos bancos segue o mesmo em relação à pandemia de Covid-19. "Ainda continua o mesmo. O Bacen não mudou nada, a regulamentação das filas é a mesma, tem limites de pessoas conforme o tamanho da agência para entrar e tem que manter distanciamento, tudo como na regra", confirmou.

O Procon Araranguá atende no segundo piso da prefeitura e ainda no telefone (48) 3521.0954, Whatsapp (48) 99123.3736 e pelo email [email protected].

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