No dia 8 de setembro - feriado municipal de Nossa Senhora da Natividade -, em Cocal do Sul, a cidade recebe o governador em exercício de Santa Catarina, Moacir Sopelsa (MDB), para um marco histórico. O atual chefe do Executivo Estadual deve assinar a ordem de serviço que autoriza as obras para duplicação da SC-108 e a construção do Anel Viário de Criciúma.
"Às 14h, ele assina a tão sonhada ordem de serviço para a duplicação da SC-108, entre Criciúma e Urussanga, além do Anel de Contorno Viário de Cocal do Sul. Uma obra de R$ 224 milhões, sendo que R$ 16 milhões são para indenizações", comenta o prefeito Fernando de Faveri.
A obra deve iniciar com duas frentes de trabalho paralelas: uma no Anel Viário e outra na duplicação da SC-108. "Será muito importante não só para a mobilidade urbana de Cocal do Sul, mas também para o desenvolvimento da cidade e da região, até porque, o desenvolvimento passa pela abertura de novas estradas", enfatiza Fernando.
Com previsão de ser entregue em 900 dias, a obra vai ser realizada pela Setep Construções, de Criciúma. "A empresa executora já alugou um escritório aqui em Cocal do Sul, onde vai ser sua base. Como o Estado paga por medição, eles podem fazer várias frentes de trabalho. Teoricamente, serão duas, uma iniciando na duplicação da rodovia e outra no Anel Viário", detalha o prefeito.
Entenda como será executada a obra
Cerca de 16 quilômetros estão dentro do projeto, incluindo os trechos entre Urussanga e Criciúma, que serão duplicados, e o Anel de Contorno Viário de Cocal do Sul, que deve contribuir com a diminuição do fluxo de veículos que passa pelo município.
As obras serão executadas do limite com a SC-445, na cidade de Urussanga, em direção à Capital do Carvão, onde há o contorno de Cocal do Sul, finalizando na chegada de Criciúma.