O presidente da Federação Indústria do Estado de Santa Catarina (Fiesc) em Criciúma, Mario Aguiar, esteve no Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, nesta sexta-feira, 25. O assunto tratado foi sobre os impactos que a economia brasileira e mundial terá devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia.
Segundo o presidente da Fiesc, o Estado não tem um valor representativo em ações comerciais com os dois países, mas também não deixa de ser um grande aliado. “Os reflexos serão bastante negativos não só para Santa Catarina, mas para o Brasil e o mundo”, destacou,
A possibilidade do incremento de valor dos insumos, além da inflação que já existe, já é levada em consideração. “Já estava alto e agora vai aumentar ainda mais, estamos saindo de uma pandemia. Outra situação é que vamos ser até suprimidos pela forma de invasão da Rússia com a Ucrânia”, pontuou Mario Aguiar.
Atualmente, o principal negócio do Estado com a Rússia é a venda de carnes de aves e o recebimento de fertilizantes hidrogenados. Já com a Ucrânia, a principal exportação é o tabaco não manufaturado e PVC.
Ouça o áudio completo abaixo: