O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, assinou nesta segunda-feira (15), a ordem de serviço para o início da construção da sede do Programa de Jornada Ampliada Escolar (Projae). A estrutura ficará localizada no bairro Tereza Cristina e ocupará uma área de 717m², sendo a empresa CSK2 a responsável pela execução.
O programa iniciou no ano de 2018 com seis escolas participantes. Após ter dado certo e melhorado o desenvolvimento das crianças na aprendizagem, ele foi ampliado e, agora, terá uma sede, objetivando oportunizar o conhecimento do esporte, melhorar a aprendizagem e tirar as crianças do tempo ocioso, fazendo com que realizem atividades físicas em seus contraturnos escolares.
De acordo com a gerente administrativa da Secretaria de Educação, Alexandra Stols da Silva Pelegrim, o Projae também é importante na questão social, uma vez que atende crianças em situação de vulnerabilidade. "Não podemos fechar os olhos, pois sabemos que existe esta realidade. Esse projeto faz com que eles se interessem mais pelo ambiente escolar, ao invés de buscarem outros caminhos", comenta.
Para o coordenador do Projae, Fábio Bittencourt, a sede é a parte que estava faltando. "Hoje o Projae já está em 15 escolas, mas se faz necessário um espaço para a capacitação dos professores e estagiários. Além disso, eu acredito ser um fruto para novos Projaes. Foi uma semente lançada e, se der certo, muito em breve teremos várias sedes espalhadas pelos bairros, que é o nosso objetivo", afirma.