Nesta terça-feira (15), Dia do Professor, educadores de Criciúma celebram o retorno do feriado, restabelecido após decreto assinado no último dia 3 pelo prefeito em exercício, Ricardo Fabris. A medida busca reconhecer a importância dos professores para a sociedade e reforçar a valorização da categoria.
A professora Ana Paula de Souza dos Santos, da Escola José Cesário da Silva, destacou a relevância do retorno da data. "A volta desse feriado traz para nós uma sensação de valorização. Lembrar que professor é uma profissão essencial para a sociedade é muito importante. Saber que o nosso dia é lembrado de uma maneira especial faz com que todos parem e pensem na importância do nosso trabalho", afirmou.
Ana Paula também ressaltou o impacto na motivação dos profissionais da educação. "Esse reconhecimento dá um ânimo a mais para seguirmos o ano letivo. Mesmo que a gente não consiga mudar a realidade de todos os nossos alunos, se conseguimos tocar o coração de um ou dois, já sabemos que nossa missão foi cumprida", completou.
Além de um dia de descanso, a professora vê a data como um momento para renovar as energias. "É um dia que aproveitamos para estar com a família e descansar. Mas também nos preparamos para o retorno às aulas no dia seguinte, com mais energia e disposição", finalizou.
A professora Misnele Cabral Nunes, da Escola Adolfo Back, também compartilhou sua visão sobre o significado do Dia do Professor e o impacto do retorno do feriado. "Eu acredito que a data de comemorar o Dia do Professor é tão importante e significativa quanto o Dia dos Pais e o Dia das Mães. Assim como nunca deixamos de reconhecer nossos pais e mães diariamente, o mesmo deveria acontecer com os professores. Quem está em sala de aula sabe das conquistas e dos desafios de ser professor dentro da nossa sociedade."
Misnele ainda comentou sobre os anos em que a folga não foi concedida no Dia do Professor. "Já há alguns anos não tínhamos mais essa folga no dia 15 de outubro, então íamos para a escola, na nossa rotina, recebendo os alunos normalmente. Hoje é algo surpreendente, não programei nada especial, mas estou em casa, desenvolvendo minhas atividades diárias", disse.
Para ela, o descanso inesperado trouxe uma pausa importante. "Mesmo sem planejamento, estar em casa nesse dia nos permite recarregar as energias e refletir sobre a nossa profissão, que é tão desafiadora, mas ao mesmo tempo gratificante", concluiu a professora, que aproveita o momento para fortalecer o espírito para o restante do ano letivo.