Um momento inesquecível que ficará registrado na memória. Assim pode ser definida a formatura de duas turmas que finalizaram o ensino médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em parceria com a Plaszom e GDM Plásticos. Os 28 alunos que concluíram o Ensino Médio (qualificação em controle de qualidade e técnico em qualidade) e receberam os diplomas em cerimônia realizada nesta terça-feira (13), em Orleans.
“Com o ensino médio completo eles podem se candidatar em outras vagas dentro da empresa que, como pré-requisito, exige a escolaridade básica completa. Existem cargos que alguns trabalhadores almejam, mas pela falta de ensino médio não conseguem avançar. Este não será mais uma pedra no caminho. E o SESI oportunizou isso juntamente com a Plaszom”, garante a supervisora da EJA, Alexandra Serafim.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola S, é um modelo de educação que promove a formação e a qualificação dos trabalhadores para o desenvolvimento pessoal e profissional e para atender às necessidades da indústria. É realizado em parceria com as prefeituras e também as empresas que precisam de profissionais cada vez mais preparados para o mercado de trabalho.
“Esta parceria é bastante importante, pois visa integrar ainda mais o colaborador no mercado de trabalho. A escolaridade abre caminhos tanto para a indústria quanto para o estudante. E muito interessante que os colaboradores estejam em busca constante pelo conhecimento”, enaltece Alexandra.
Na EJA, o processo de ensino-aprendizagem, além de preparar o cidadão para interagir na sociedade de maneira consciente, crítica e coerente, também complementa o que já foi aprendido informalmente e abre portas para novas aprendizagens. Aprendizagens que darão significado às suas experiências de vida e servirão de base para o desenvolvimento de competências úteis no dia a dia, integrando as dimensões do pensar, sentir e agir.