Um momento inesquecível compartilhado simultaneamente com toda Santa Catarina. Assim foi a realização da 1ª formatura realizada de forma integrada da EJA Profissionalizante. A iniciativa foi realizada na noite de terça-feira, dia 25, e, em Criciúma, reuniu os mais de 100 formandos, professores, familiares e amigos no AM Master Hall. Ao mesmo tempo, outras regionais da FIESC também promoveram a formatura, transformando este, em um momento ainda mais especial.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola S, é um modelo de educação que promove a formação e a qualificação dos trabalhadores para o desenvolvimento pessoal e profissional e para atender às necessidades da indústria. É realizado em parceria com as prefeituras e também as empresas que precisam de profissionais cada vez mais preparados para o mercado de trabalho. Somente na noite de terça-feira, 112 formandos garantiram o diploma de conclusão do Ensino Fundamental e Médio a abriram novas portas para a educação e qualificação profissional.
"Formaturas são sempre especiais, mas as de EJA são particularmente emocionantes, evidenciando o quanto só a Educação transforma, empodera e contagia toda uma família, melhorando a qualidade de vida. A ideia de fazer este momento simultâneo em todo o estado foi justamente para valorizarmos ainda mais esta conquista que merece ser celebrada. E não existe mais ex-aluno, estamos aprendendo sempre, nossos votos é que estes jovens e adultos continuem sua jornada de desenvolvimento pessoal e profissional", garante a gerente executiva do Sesi Senai, Graziela Silva Branco.
Na EJA, o processo de ensino-aprendizagem, além de preparar o cidadão para interagir na sociedade de maneira consciente, crítica e coerente, também complementa o que já foi aprendido informalmente e abre portas para novas aprendizagens. Aprendizagens que darão significado às suas experiências de vida e servirão de base para o desenvolvimento de competências úteis no dia a dia, integrando as dimensões do pensar, sentir e agir.
"Foi emocionante ver os alunos da EJA finalizando seus estudos. Sabemos o quanto é difícil para o jovem e adulto voltar para a sala de aula. Foi nítida a alegria e satisfação de todos os que estavam presentes presenciando a conclusão desta etapa. A formatura, sem dúvidas é uma realização pessoal e profissional para estes alunos que com tanto zelo e sacrifício, enfim chegaram a conclusão", enaltece a supervisora da EJA, Alexandra Serafim.