O Ituano, primeiro adversário do Tigre na Série C, já está com os olhos todos voltados à competição nacional. O time de Itu foi eliminado na última segunda-feira, 17, do troféu do interior paulista, ao sair derrotado para o Novorizontino por 4 x 0, em Novo Horizonte. A estreia na Série C está marcada para o dia 29 de maio, no Heriberto Hülse e a expectativa do rubro-negro bicampeão paulista (2002 e 2014) é de lutar pelo acesso e retornar à Série B após 15 anos.
No Paulistão, o Ituano arrancou bem, com duas vitórias e um empate, mas a equipe do técnico Vinícius Bergantin, no clube desde 2017, caiu de produção e terminou a primeira fase com 13 pontos, aproveitamento de 36,1% e em último lugar no Grupo C, que tinha Bragantino, Palmeiras e Novorizontino - foi a 11ª melhor campanha geral.
No troféu do interior, o Ituano novamente arrancou bem, com uma goleada por 5 x 1 contra o Santo André na primeira fase; no entanto, foi goleado pelo Novorizontino na semifinal e deu adeus à disputa pela vaga na Copa do Brasil de 2022.
O capitão do time, Fillipe Soutto, ex-Atlético Mineiro, Vasco da Gama e VItória, no Ituano desde o ano passado, falou sobre a campanha decepcionante no Paulistão depois de um bom começo, mas mostrou confiança na luta na parte de cima da Série C.
"Série C é um campeonato um pouco mais longo, jogamos ano passado e sabemos como nos comportar para conseguir uma classificação e lá para a frente lutar pelo acesso", projetou Soutto após a goleada sofrida contra o Novorizontino.
Na Série C do ano passado, o Ituano chegou até a segunda fase, quando foi lanterna do Grupo 1, atrás de Vila Nova, Brusque e Santa Cruz. Na primeira fase, no Grupo B, o mesmo do Tigre, foi o vice-líder, com 29 pontos conquistados em 18 partidas.
Daquele time, manteve-se praticamente todo o sistema defensivo. Chegaram como reforços para o Paulistão deste ano o lateral-direito Jeferson, o zagueiro Matheus Mancini, o volante Tárik - que deixa o clube para defender o Londrina na Série B -, e o trio ofensivo formado por Branquinho, Iago e Bruno Lopes, ex-Tigre, emprestado pelo Oeste.
O time base do primeiro adversário do Tigre na Série C, no Paulistão, foi: Pegorari; Jeferson, Mateus Silva, Matheus Mancini e Breno Lopes; Tárik, Fillipe Soutto e Gabriel Taliari; Branquinho, Iago e Bruno Lopes.
Destes, apenas Tárik tem a saída confirmada e Bruno Lopes deve retornar ao Oeste para disputar a Série C. O Ituano terminou a primeira fase do Paulistão com 13 pontos em 12 jogos: 10 gols marcados e 14 gols sofridos, quatro vitórias, um empate e sete derrotas.
Os artilheiros do clube na competição foram o meia-atacante Gabriel Taliari, com três gols, o zagueiro Mateus Silva e os atacantes Iago, Branquinho e Fernandinho, com dois gols cada. Tigre e Ituano enfrentam-se no Heriberto Hülse, no dia 29 de maio, às 16h.