O Tigre não teve a menor chance na Copa do Brasil. Contra o Santo André, equipe que retornou à elite do futebol paulista nesta temporada e não disputa nenhuma série do Campeonato Brasileiro, o Criciúma foi amplamente dominado e tomou uma goleada que dificilmente será esquecida: 4 a 1 no estádio Bruno José Daniel. É 4ª vez que o Tigre é eliminado na 1ª fase, em 20 participações na Copa do Brasil.
O esquema diferente proposto pelo técnico Roberto Cavalo, com três zagueiros, não deu certo e logo aos três minutos o Santo André abriu o placar, gol de Douglas Baggio. Aos 25 minutos, Ronaldo marcou o segundo dos mandantes. Na segunda etapa, Branquinho, duas vezes, completou o escore para o Santo andré. Aos 42 minutos, Andrew descontou para o Tigre em bonito chute de fora da área.
Sem produção ofensiva e dando espaços atrás, Cavalo tentou mudar o 3-5-2 na primeira etapa, mas não surtiu efeito. O Tigre teve um gol anulado na primeira etapa: Rodrigo Milanez de cabeça desviou cruzamento de Carlos César, mas estava impedido. Além disso, o Criciúma não teve nenhuma chance de gol.
O quarto gol do Santo André foi marcado por Branquinho aos 14 minutos do segundo tempo. O atacante recebeu passe em profundidade e encobriu Gianezini. Após o gol, Cavalo fechou a casinha: tirou o camisa 10 Léo Ceará e colocou Adenilson, primeiro volante. Andrew, inconformado com o placar, arriscou chute da entrada da área aos 42 minutos, após receber passe de Taylon. Pegou bonito na bola e fez o gol de honra do Tigre no Bruno José Daniel.
Agora, o Santo André aguarda para saber quem será o adversário na segunda fase: será definido no confronto entre Goiás ou Fast Club, que se enfrentam na Arena da Amazônia, nesta quarta-feira, às 22h30.
Já o Tigre retorna na quinta-feira para o Sul catarinense e precisa juntar os cacos para enfrentar o clássico catarinense no domingo: às 16h na Ressacada, contra o Avaí. O Criciúma amarga uma sequência de quatro partidas sem vencer e precisa reencontrar as vitórias para buscar vaga entre os quatro primeiros e decidir em casa o mata-mata no estadual.
Ficha Técnica
Santo André 4 x 1 Criciúma
Local: estádio Bruno José Daniel, em Santo André
Cartões Amarelos: Luizão, Paulinho e Vitinho (Santo André); Carlos César (Criciúma)
Gols: Douglas Baggio, Ronaldo e Branquinho 2x (Santo André); Andrew (Criciúma)
Santo André: Fernando Henrique; Ricardo Luz (Buiú), Luizão, Rodrigo e Marlon; Paulinho, Dudu Vieira e Vitinho; Douglas Baggio (Guilherme Garré), Branquinho (Nando Carandina) e Ronaldo
Criciúma: Paulo Gianezini; Rodrigo Milanez, Murilo e Wellington; Carlos César, Eduardo, Foguinho, Léo Ceará (Adenilson) e Bruno Oliveira (Jajá); Andrew e Eduardo Mello (Taylon). Técnico: Roberto Cavalo.