Estar presente em todo o Brasil é algo almejado por inúmeras empresas, pois transmite a credibilidade e poder do negócio. Como no caso da Fumacense Alimentos, que em pleno crescimento, já prospecta novos mercados. Vindo de uma expansão territorial de 15% em 2021, a indústria cerealista de Morro da Fumaça (SC) quer ampliar sua presença no país em mais 25% durante o segundo semestre de 2022.
Pará e Piauí foram os estados mais recentes a receberem os produtos da Kiarroz nas prateleiras dos supermercados. Tal resultado foi fruto de uma equipe atenta aos movimentos econômicos e possibilidades de crescimento. Agora, com o intuito de aumentar sua participação no Norte e Nordeste brasileiros, os planos para este ano incluem distribuir o cereal para os estados do Acre, Rondônia e Maranhão, além de fortalecer a atuação na Região Sul e iniciar a distribuição em pontos de venda do Rio Grande do Sul.
E os locais nos quais a indústria ainda não comercializa seus produtos também já estão no radar. “Nos estados e regiões onde somos presentes, estamos batendo com sucesso nossas metas elencadas nos últimos planejamentos estratégicos. Seguindo os excelentes resultados, em 2023 nosso objetivo é atuar no Centro-Oeste e, assim, ter nossos grãos disponíveis aos consumidores em todo o Brasil”, destaca o gerente nacional de vendas da Fumacense Alimentos, Sergio Roberto Thomsen.
Para iniciar a distribuição em novos locais, quatro pontos principais são analisados: rentabilidade, volume potencial, logística e presença de um profissional de vendas com expertise. “Ter essa forte atuação territorial traz confiabilidade para os clientes e mostra nossa grande estrutura de atendimento, fator que abre muitas portas para a empresa. Desbravar novas regiões traz inúmeros desafios, mas enfrentamos cada um deles para levar produtos de qualidade ao cliente final”, evidencia Thomsen.
Abrangência nacional
Em um país continental, para atingir essa grande quantidade de pessoas, uma das principais facetas da indústria cerealista é se adaptar. “A partir do momento que temos públicos diversos, ter a versatilidade de marca – produto e embalagem – certamente amplia o leque de opções para quem vai ao supermercado. Assim, atingimos vários tipos de consumidores ao mesmo tempo e no mesmo espaço”, evidencia o diretor executivo do Grupo EZOS – do qual a Fumacense Alimentos faz parte –, Ricardo Regado.
Sobre a Fumacense Alimentos
Referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal, a Fumacense Alimentos possui as marcas Kiarroz, RisoVita e Kifeijão, além da Campeiro, Vilarroz e da linha Boby, a última voltada para alimentação de animais. Fundada em 1970, sua matriz está localizada em Morro da Fumaça, no Sul catarinense. A empresa possui, ainda, outras duas plantas produtivas, uma em Alegrete/RS e outra em Pombos/PE.
Juntamente com a JS Empreendimentos, Criciúma Shopping e Mark At Place, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.