O Próspera está perto de algo pouco provável: garantir não somente a permanência na elite, mas também a classificação para a segunda fase do Campeonato Catarinense sem jogar uma partida sequer em Criciúma. Em 2021, o Time da Raça fez a histórica campanha do sexto lugar ainda jogando na cidade, mas não no estádio Mário Balsini, sim no Heriberto Hülse. Sem poder contar com o Majestoso, o Próspera teve uma jornada mais complicada.
Em 2022, vai fechar a primeira fase fazendo uso do Estádio das Nações, em Balneário Camboriú, para enfrentar o Concórdia. As partidas anteriores "em casa" do Próspera foram em Florianópolis (0 a 1, Hercílio Luz; e 0 a 2, Barra), Tubarão (2 a 0, Chapecoense), Joinville (1 a 2, Juventus) e Jaraguá do Sul (2 a 2, Joinville). Com isso, o Time da Raça é quem mais viaja nesse Estadual. Com a ida a Balneário Camboriú, vai totalizar 5.439 quilômetros.
Mesmo com a dificuldade imposta pela logística, o Próspera depende apenas de si não somente para escapar do rebaixamento, mas também para classificar. Nono colocado com 10 pontos, pode se classificar até com empate, caso o Barra seja derrotado pelo Joinville. A manutenção na Série A pode vir até com derrota diante do Concórdia, se um dos dois entre Avaí e Joinville tropeçar.