Que a chuvarada do dia 27 de fevereiro tenha passado e não volte. Foram 15 dias de treinos para o Tigre, após a derrota por 2 x 0 contra o Juventus, em Jaraguá do Sul. Com condições meteorológicas e um gramado mais propício, Hemerson Maria quer a primeira vitória no comando do Criciúma. O adversário deste domingo é a Chapecoense, às 16h no estádio Heriberto Hülse.
A Chape é dona de um dos melhores ataques da competição, com quatro gols; está empatada com Avaí, Juventus e Brusque no quesito, mas a Chape ainda não fez três jogos, assim como o Tigre, que tem o segundo pior ataque com apenas um gol.
O gol do Tigre na competição foi marcado pelo lateral-direito Léo, no empate em 1 x 1 contra o Hercílio Luz no Heriberto Hülse, na estreia do Catarinense, no dia 24 de fevereiro. No Sul de Santa Catarina, o objetivo é calibrar a pontaria: Hemerson Maria lamentou ao fim dos dois primeiros confrontos no catarinense as oportunidades perdidas no setor ofensivo.
Já no Oeste, os olhos miram em Perotti. O gaúcho de 23 anos ganha chances com a ausência de Anselmo Ramon, ainda preservado após o título da Série B do Brasileirão na temporada passada. Perotti é um dos artilheiros do Campeonato Catarinense, com dois gols marcados - um em cada jogo, contra Concórdia e Avaí.
Tigre
O técnico Hemerson Maria mantém o mistério sobre a escalação. No entanto, deu algumas pistas na coletiva pré-jogo: espera-se um time mais próximo da primeira rodada, quando atuou no 4-4-2, do que da segunda, quando posicionou a equipe no 3-5-2 em situação emergencial por conta da má condição do gramado do João Marcatto.
Assim, Pedrinho deve voltar ao time no lugar do zagueiro Philipe Maia. Na lateral-direita, Léo deve reassumir a posição de Emanuel. Mateus Anderson, após ser preservado contra o Juventus por um desconforto na posterior da coxa, deve retornar no lugar de Vinícius Tsumita. O extrema treinou normalmente nos últimos dias.
Chape
O time de Chapecó vem sem o seu técnico, Umberto Louzer, devido a um acordo de preservação após o título na Série B. Ele orienta Filipe Mattos, treinador do sub-20, que comandou o clube nas vitórias contra Concórdia e Avaí.
Em campo, uma equipe que mescla a juventude de Perotti, Hiago (lateral-direito) e João Paulo (goleiro) com a experiência de Kadu (zagueiro) e Moisés Ribeiro (volante). Derlan, ex-Tigre, deve formar dupla de zaga com Kadu.
Fala, Maria
O técnico Hemerson Maria adota discurso semelhante aos últimos dois jogos: não superestimar e nem subestimar o adversário, e mandar a campo uma equipe organizada nos momentos do jogo e agressiva na fase ofensiva.
"Independente do aproveitamento da Chapecoense, temos que olhar primeiro para o nosso jardim. Não adianta olhar para o dos outros enquanto o meu tem formigueiro e erva daninha. Tenho que cuidar do meu jardim, preparar bem a minha equipe", apontou Maria.
O "jardim" de Hemerson Maria deve ser parecido com o do primeiro tempo contra o Hercílio Luz, quando o Tigre saiu vencedor por 1 x 0, antes de ceder o empate na segunda etapa.
"A postura do primeiro jogo que tivemos contra o Hercílio Luz, tomar a iniciativa do jogo, uma equipe agressiva e que se comporte bem nos momentos do jogo. Quando a Chapecoense tiver a bola, saber se comportar e respeitar o adversário, quando tiver a bola agredir, ter variação de jogada, um futebol alegre, com velocidade e intensidade", completa Maria.
Na tabela
Com a derrota do Metropolitano por 1 x 0 na noite de sábado, Tigre e Chape oscilaram na tabela de classificação. O Criciúma subiu uma posição, foi para 10º com apenas um ponto marcado, mas já fora da zona de rebaixamento.
Já a Chape perdeu momentaneamente a liderança para o Joinville, que subiu aos sete pontos, um a mais do que o clube do Oeste Catarinense, atual vice-líder.
Imbróglio superado
Tigre e Chape encerram a terceira rodada, após incertezas sobre a realização e o local do jogo: foi reagendado para este dia 14, incialmente em Jaraguá, devido a proibição de jogos em Criciúma.
Porém, na semana passada, Jaraguá do Sul também suspendeu a prática esportiva no município. A partida chegou a ser especulada em Itajaí, mas após reuniões do Tigre com a prefeitura de Criciúma, houve a revogação do decreto proibindo a prática esportiva no município e o jogo foi confirmado para o Heriberto Hülse.
Timaço
O Timaço entra em campo na Rádio Som Maior 100,7 FM e player no Portal 4oito a partir das 14h, com Denis Luciano comandando o Arena Timaço. A narração será de Mário Lima, comentários de João Nassif e reportagem de Heitor Araujo.
Ficha técnica
Criciúma x Chapecoense, válida pela 3ª rodada da Série B
Horário: 16h
Local: estádio Heriberto Hülse
Arbitragem: Diego da Costa Cidral, auxiliador por Eder Alexandre e Antonio Lourival da Luz (trio de Joinville)
Criciúma: Gustavo; Léo, Alemão, Marcel Scalese e Hélder; Eduardo, Moacir, Mateus Anderson e Pedrinho; Gabriel Silva e Uilliam Barros. Técnico: Hemerson Maria.
Chapecoense: João Paulo; Hiago, Kadu, Derlan e Mancha; Ronei, Moisés Ribeiro, Lima e Rafael Holstein; Fernandinho e Perotti. Técnico: Filipe Mattos.