A Secretaria de Saúde de Criciúma está preocupada com a baixa adesão às doses de reforço contra a Covid-19. Em relação às crianças, apenas 30% do público-alvo está imunizado. O problema se repete em todas as faixas etárias.
"Hoje, estamos vacinando para quem fez até dia 10 de outubro de 2022 a terceira ou quarta dose. Para se ter uma ideia, 30 mil pessoas que deveriam ter feito a terceira dose ainda não fizeram. A quarta dose aumenta para 70 mil pessoas que já deveriam ter feito esse reforço", enfatiza o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.
Por enquanto, a quarta dose é destinada somente a quem tem 30 anos ou mais. A data para tomar a próxima dose pode ser consultada no site MinhaVacina.
De acordo com o secretário, há um certo alívio em relação àquilo que foi enfrentado nos últimos anos e, por esse motivo, muitas pessoas estão deixando de procurar a vacinação. "Estamos no aguardo para o final de fevereiro na vacina bivalente. Esperamos que, quando ela chegar, se consiga resgatar todos aqueles que não fizeram e precisam estar imunizados e com a imunidade boa", comenta.
A imunização ainda é o melhor método para se proteger e evitar casos graves da doença. "Temos indicadores que mostram que aqueles que ficaram internados em estado mais grave, são os mesmos que não tinham a terceira ou quarta dose. A vacina é o caminho. É o imunizante que salvou e vai continuar salvando vidas", conclui.