Os supermercados de Forquilhinha também vão poder funcionar normalmente, não precisando respeitar as normas do último decreto da Associação dos Municípios da Região Carbonífera, a Amrec. A liberação aconteceu no início da tarde dessa sexta-feira, 31, segundo o vice-presidente, Nazareno Dorneles Alves, da regional sul da Acats (Associação Catarinense de Supermercados).
Além de Forquilinha, Orleans, que também faz parte da Amrec, obteve liminar na justiça para que os supermercados funcionem normalmente. "Isso é muito importante. Afinal nos preocupamos com a restrição nos horários. Estamos em final/início de mês e com horários reduzidos a aglomeração, nos dias que as unidades abrirem, vai acontecer no lado de fora (filas)", afirmou Nazareno Dorneles.
A Acats também vem conversando com a Federação Catarinense dos Municípios de Santa Catarina, a Fecam, para que os prefeitos sejam conscinetizados da importância de extender o horário de funcionamento dos supermercados, e não restringir. "Desde março estamos juntos com o setor público seguindo um protocolo com todos os cuidados necessários. Transformamos os supermercados em ambientes muito seguros. E quanto mais as unidades ficarem abertas menos a aglomeração", finalizou Dorneles.
Outros municípios onde os supermercados devem funcionar normalmente são Criciúma, Urussanga e Nova Veneza. Porém no caso dessas três cidades os prefeitos resolveram não aderir ao novo decreto da Amrec.