Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Em Içara, Janeiro Branco alerta sobre os cuidados com a saúde mental

Campanha é realizada em Içara desde o ano passado

Por Kelley Alves Içara, 02/01/2018 - 12:24
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Se Outubro foi rosa e Novembro, azul, o mês de Janeiro é branco em Içara. No período em que tradicionalmente as pessoas fazem reflexões e projeções , o projeto vem quebrando tabus desde 2014, quando a cidade de Urbelândia, em Minas Gerais, lançou a campanha. O município de Içara foi o primeiro da região a aderir a ideia no ano passado e o terceiro de Santa Catarina a aprovar a lei do Janeiro Branco, conforme a psicóloga responsável pelo Janeiro Branco em Içara, Maria Eduarda Pacheco. 

Neste ano, conseguimos a abrangência de outras equipes, inicialmente era a equipe do Ambulatório da Saúde Mental e, agora, a gente conta com o CAPS, Ambulatório Álcool e Drogas, Subsecretaria, Secretaria de Saúde... Conseguimos abranger uma série de profissionais para tratar esse assunto”, lista a psicóloga, que também explicou, durante o Jornal das Nove desta terça-feira, que a campanha vem para desmistificar alguns conceitos e para que todos consigam entender que a saúde mental é um direito e dever de todos. “Ela não é desenvolvida apenas  para os usuários da saúde mental”, lembra. 

Em içara, o ambulatório atende adultos, jovens e crianças a partir de seis anos que tenham diagnóstico ou sintoma de algum transtorno mental.  “Janeiro foi escolhido porque é justamente o momento que as pessoas param para refletir. Porque não programar o que eu quero para minha saúde mental? Temos que buscar o maior equilíbrio possível”, aconselha. 

Com a lei do Janeiro Branco aprovada, a equipe projeta ainda mais atividades que o ano passado. “ A gente já entra com um gás diferente. Vamos refazer a pesquisa de quantos pacientes a gente consegue atingir e quantos reconhecem a importância do trabalho a saúde mental. Todas as ações são gratuitas. Vamos realizar pesquisa também com os profissionais da saúde, do quanto eles também cuidam da própria saúde mental”, lista, ainda.

Os detalhes da campanha Janeiro Branco podem ser conferidos no site oficial do projeto www.janeirobranco.com.br. 

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito