A Prefeitura de Içara realizou a instalação de tendas em torno da agência da Caixa Econômica Federal para atender os cidadãos que estão em busca do Auxílio Emergencial. Quem necessita ir até ao banco encontra longas filas, que as vezes dobram as esquinas.
O prefeito Murialdo Gastaldon definiu como crueldade a situação que as pessoas estão enfrentando para conseguir receber os R$ 600. "Humanizamos essa fila. Disponibilizamos tendas, cadeiras, vamos trazer água e pessoas da prefeitura para ajudar no preenchimento dos formularios no aplicativo para evitar ao máximo o tempo das pessoas na fila", explicou o prefeito.
A medida também foi pensada por conta das aglomerações que estavam sendo geradas, que são grande vetor de transmissão do novo coronavírus. "As filas estavam concentrando pessoa por muito tempo no mesmo local, não respeitando o distânciamento mínimo. Temos que trazer rapidez no atendimento e levar o mínimo de dignidade a quem procura o auxílio", comentou Gastaldon.
De acordo com o prefeito, as pessoas estão respeitando o uso de máscara no município. "Elas estão bem orientadas. Não tem outra maneira. Não precisa temer o vírus, mas tem que respeitar a pandemia. Ontem foram mais 600 óbitos no Brasil, não é uma situação fácil de ser resolvida. Temos uma crise econômica, social e principalmente sanitária", alertou o prefeito.
Içara conta com 20 casos confirmados de coronavírus. Nesta terça-feira, 5, foram encontrados 12 focos de Aedes Aegypti, o mosquito da Dengue, no município. "É seca, dengue, campanha de vacinação postergada, coronavírus, desemprego, queda no PIB. Temos que fazer uma reflexão, porque essas situações são consequencias de medidas que foram equivocadamente tomadas", lamentou Murialdo.