No Maio Laranja, as atenções se voltam para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A partir desta terça-feira (7), a jornalista, policial Civil e especialista em Segurança Pública, Isabel Cristina Feijó, assume um novo quadro semanal no programa Adelor Lessa, da rádio Som Maior, para falar sobre o tema.
"É muito preocupante! Esse primeiro programete falará sobre a abrangência, o quão assustador é o número de casos", destacou. Segundo ela, mais da metade dos crimes contra crianças e adolescentes são relacionados ao abuso sexual, com 86% deles ocorrendo dentro do círculo familiar ou com pessoas próximas.
O programa se propõe a ser um espaço de conscientização, esclarecimento e orientação não apenas para famílias, mas também para profissionais, como médicos pediatras, educadores e membros da comunidade, para a prevenção e identificação desses casos.
“Na maioria dos casos que chegam para nós investigarmos na delegacia, o abuso muitas vezes já vem acontecendo há muitos anos. E geralmente a criança não fala para alguém da família, este caso só é descoberto quando ela relata na escola. Então os professores têm um papel importantíssimo”, reforçou.
Um dos temas abordados será a importância de abrir diálogo com as crianças desde cedo, ensinando-lhes os nomes corretos das partes do corpo e promovendo uma cultura de proteção. Porém, não basta o conhecimento e a coragem das crianças de se manifestarem. “Quando elas têm essa coragem e têm alguém para contar, não são levadas a sério”, disse.