O Hemosc de Criciúma já retornou com o atendimento e está precisando de doadores de sangue tipo A- e O-. O hemocentro esteve fechado durante uma semana no mês de março, nos primeiros dias de decreto de suspensão de atividades, e aos poucos foi voltando com o seu horário de atendimento comum.
“Estamos com estoques reduzidos, abaixo da média, dos tipos A negativo e O negativo, precisamos reforçar porque esses são os mais urgentes no momento. Temos pacientes já utilizando esse tipo de sangue e estamos correndo atrás para manter o estoque”, destacou a responsável pelo setor de captação de doadores do Hemosc, Maria Regina Buttner.
Apesar da necessidade do tipo sanguíneo específico, Maria ressalta que é necessário a doação de todos os outros sangues em um período como esse, já que as cirurgias eletivas estão retornando no estado e, consequentemente, a demanda está aumentando. “Para garantir a quantidade diária, precisamos de 50 à 80 doadores. Ontem tivemos apenas 51 doadores”, afirmou.
Com as portas abertas das 8h15 às 18h30, sem fechar às 12h, o Hemosc está priorizando atendimentos agendados e, por isso, Maria pede que os doadores marquem um horário - para evitar aglomerações no local. O agendamento pdoe ser feito pelo telefone 3444-7417 ou pelo 3444-7410.
Tubarão
A unidade do Hemosc em Tubarão, o qual está fechada desde o primeiro decreto de suspensões dados pelo governo de Santa Catarina, voltará a funcionar na próxima quarta-feira, 6, mas somente através de agendamentos.