O Serviço Aeropolicial (Saer), de Criciúma deverá mesmo ir para um terreno da prefeitura ao lado do Parque dos Imigrantes, no Rio Maina em um futuro não muito distante. O projeto de construção da nova base está adiantado, afirma o coordenador do Saer, delegado Alan Amorin. “A parte burocrática que tem que ser cumprida está sendo encaminhada”, comenta.
A construção será possível através de emenda individual do deputado federal, Daniel Freitas (PSL), no valor de R$ 730 mil. “Os projetos já estão sendo feitos. O Arquitetônico está pronto e agora está no estrutural. A emenda foi empenhada, mas ainda não veio”, comenta o presidente da Câmara de Vereadores, Tita Belloli (PSDB), também envolvido nas conversas de mudança do Saer. “Estando perto do parque vai dar mais segurança para o pessoal do Rio Maina”, conclui.
O secretário-geral de Criciúma, Vágner Espíndola, também destaca que a obra será realizada por meio da emenda parlamentar. “Quando vir este recurso a gente construir este local no parque. É um local estratégico para pouso e decolagem.
Local adequado
Amorim salienta que o local onde o serviço funciona atualmente é adaptado e fica na Vila Macarini. “Seria uma estrutura já construída como hangar para receber aeronave, acesso ao heliponto, alojamentos, e atendimento para, em breve, receber o serviço aeromédico que já está tramitando em uma fase adiantada”, ressalta.
Além de um local apropriado para o serviço, o Governo do Estado economizaria com aluguel do atual espaço onde o Saer funciona desde 2016.