O fim de semana foi movimentado no Campeonato Catarinense, com a realização de cinco jogos e muita emoção e bola na rede. Foram 21 gols anotados, com média superior a 4 por partida. Com os resultados, o Próspera já sabe: depende apenas de si para permanecer na Primeira Divisão. Se ganhar ou empatar com o classificado Concórdia no próximo sábado, 5, na última rodada, se mantém e ainda brigará por classificação.
Em caso de derrota para o Concórdia, o Próspera só será rebaixado se Avaí e Joinville vencerem seus jogos contra Hercílio Luz e Barra, respectivamente. Se um dos tropeçar, o Time da Raça escapa do descenso. O mando de campo será da equipe criciumense, que deverá levar a partida diante do Concórdia para o Estádio das Nações, em Balneário Camboriú.
Faltando a última rodada, que terá seus seis jogos às 16h30min do próximo sábado, 5, já estão classificados Brusque, Hercílio Luz, Camboriú, Concórdia e Chapecoense, Figueirense. Lutam pelas duas últimas vagas Marcílio Dias, Barra, Próspera, Avaí e Joinville. A luta contra o descenso envolve Barra, Próspera, Avaí, Joinville e o virtualmente rebaixado Juventus. Confira a classificação:
A última rodada - Sábado, 5/3, 16h30min
Local a definir - Próspera x Concórdia
Itajaí - Barra x Joinville
Jaraguá do Sul - Juventus x Camboriú
Brusque - Brusque x Figueirense
Chapecó - Chapecoense x Marcílio Dias
Florianópolis - Avaí x Hercílio Luz
O que cada um precisa fazer para não cair
Barra
- ganhando ou empatando com o Joinville, escapa
- perdendo, só cai se Próspera pontuar (empatar ou ganhar) e Avaí ganhar
Próspera
- ganhando ou empatando com o Concórdia, escapa
- perdendo, só cai se Avaí e Joinville vencerem
Avaí
- ganhando do Hercílio Luz, escapa
- empatando, escapa se o Joinville não vencer
- perdendo, escapa se Joinville não ganhar e Juventus não tirar 7 gols de diferença no saldo
Joinville
- ganhando do Barra, escapa
- empatando ou perdendo, está rebaixado
Juventus
- escapa se golear o Camboriú, tirando 7 gols de diferença no saldo em relação ao Avaí que deve perder, e o Joinville não pode ganhar do Barra
A rodada deste fim de semana
Das cinco partidas deste fim de semana, quatro valeram pela décima rodada. No sábado, 26, o Hercílio Luz venceu a Chapecoense por 3 a 0 e reassumiu a liderança por 24 horas. O primeiro lugar foi retomado neste domingo, 27, pelo Brusque, após aplicar 3 a 1 no Joinville, em plena Arena Joinville. Também neste domingo, o Marcílio Dias garantiu a permanência na elite e tomou o lugar do Próspera no G-8 fazendo 4 a 2 no Barra em Itajaí. O Concórdia ganhou de virada do Juventus por 2 a 1. Ainda no sábado, pela oitava rodada, o Avaí foi goleado pelo Figueirense por 4 a 1 e segue sob forte risco de rebaixamento.
O destaque do fim de semana foi o Brusque. Bateu um recorde histórico. Pela primeira vez, alcançou sete vitórias consecutivas ao bater o Joinville por 3 a 1 e isolou-se na liderança com 23 pontos. No primeiro tempo, Alex Sandro abriu o placar aos 34 e Dego Jardel ampliou aos 43 minutos. No segundo tempo, Fernandinho anotou o terceiro aos 24 e Uelber descontou aos 36 minutos.
Em Itajaí, no estádio Hercílio Luz, os 6 gols foram marcados no primeiro tempo. Rafael Klein abriu o placar aos 6, ampliou aos 13 e o Marcílio chegou ao terceiro com Zé Vitor aos 23 minutos. Felipe Baiano descontou aos 25, Alessandro Lucas fez o quarto do time da casa aos 26 e Felipe Baiano, de novo, fez o segundo gol do Barra aos 41 minutos. Com o revés, o Barra ainda corre risco de cair.
No fechamento da rodada, no estádio Domingos Lima, o Juventus surpreendeu e saiu na frente do Concórdia com gol de Jefinho aos 45 minutos do primeiro tempo. O Galo do Oeste foi virar nos minutos finais, com gols de Bruno Santos, aos 40, e Lucas Batatinha, aos 43 minutos.
Próspera ainda pode classificar
Mesmo com foco prioritário na permanência na Série A, o Próspera tem chances de classificação. Se empatar com o Concórdia e o Barra perder para o Joinville, a oitava vaga estará conquistada. Caso vença, o Time da Raça torcerá ou para o Barra não vencer o JEC, ou para o Marcílio não ganhar da Chapecoense. Um desses dois resultados já bastará para os criciumenses saírem da última rodada mantidos na elite e, de quebra, colocados entre os oito melhores do Estadual e com ao menos mais duas partidas pela frente no Catarinense.