Empreendedorismo não tem idade. Prova desta afirmação é o produtor de conteúdo e empresário Felipe Molero, de 14 anos. O jovem investidor é um dos palestrantes da 4ª edição do Empreende SC, que ocorre nesta sexta-feira (23) e sábado (24), em Criciúma.
Assista à entrevista de Felipe Molero no 60 Minutos:
Com apenas dez anos, o influenciador começou a pesquisar sobre investimentos. Ainda na infância, sua curiosidade foi despertada quando questionou a si mesmo o porquê de algumas pessoas serem extremamente ricas e, em contrapartida, outras vivem em uma condição financeira negativa. Os estudos levaram o jovem a se tornar um 'Kid Investor'.
"Comecei a pesquisar o que as pessoas mais ricas do mundo fizeram para chegar onde chegaram. Foi aí que eu descobri os investimentos, a bolsa de valores e o empreendedorismo. Me apaixonei pelo assunto. Foi algo que me despertou a curiosidade", conta.
A partir dos 11 anos, já produzia conteúdo na internet sobre o assunto. O empreendedorismo surgiu naturalmente. Hoje, ele já criou quatro empresas. "Pensei porque eu não poderia transformar o meu canal do YouTube em algo mais, em uma empresa. Com as amizades que eu fiz, fui aprendendo a escalar o meu negócio", salienta. Nem por isso o adolescente deixa de viver a sua juventude. "Sou uma das pessoas mais infantis que conheço", comenta.
LEIA MAIS:
- Empreende SC: Thiago Franco ensina estratégia lucrativa no Mercado Livre
- Empreende SC recebe destaques como Felipe Titto e Caito Maia
O caminho comum
Dinheiro e liberdade andam juntos. A partir desta ideia, o adolescente vai compartilhar as suas ideias com o público durante a palestra. Para o jovem, falar sobre finanças vai além dos aspectos materiais, diz respeito à qualidade de vida. Em sua visão, muitas vezes, o sistema educacional falha ao deixar de abordar o assunto em sala de aula.
"Desde quando somos muito pequenos e estamos na escola, somos ensinados sobre um caminho comum e padrão que é colocado como o único que nós deveríamos seguir. O processo da nossa vida deveria ser entrar na escola, estudar para poder entrar na faculdade. Sair da faculdade e procurar um emprego em uma empresa segura. Tentar crescer ali dentro. E quando você percebe, já tem 65 anos tendo que depender do INSS para aposentadoria, não está com qualidade de vida e vê que jogou boa parte da sua vida fora construindo a vida de outras pessoas", comenta.
Para mudar este cenário, Molero vem ao Empreende SC falar sobre como se ter uma relação mais saudável com as finanças, investimentos e educação financeira. A palestra "O Caminho Comum" ocorre nesta sexta-feira (23), a partir das 15h40.