A empresa catarinense Turcambio Money Exchange foi a que praticou o menor valor efetivo total (VET) do Brasil para quem comprou dólares em espécie para viagens internacionais em fevereiro e março de 2024. O ranking é do Banco Central e foi destaque no jornal Valor Econômico nessa quinta-feira (25).
Leonardo Ribeiro, diretor da Turcambio, explica que essa métrica traz transparência e beneficia as empresas que trabalham com responsabilidade. O VET reflete o custo real de operações de câmbio, incluindo taxas e impostos, é uma medida que foi implementada para dar mais transparência e evitar surpresas desagradáveis aos consumidores no final de suas transações.
“Alguns anos atrás, o Banco Central exigiu que tivesse o VET dentro do contrato de câmbio. Isso é fundamental porque desmascara qualquer tipo de maquiagem de preço”, pontua o profissional.
A transparência, segundo ele, é importante no contexto em que muitos brasileiros ainda não estão familiarizados com termos como "spread", uma margem que as instituições financeiras, em especial nas contas internacionais, adicionam sobre a taxa de câmbio comercial.
Além do custo total competitivo, Leonardo destaca a importância de operar com uma empresa autorizada e confiável, ressaltando os riscos de transações no mercado paralelo ou informal, que podem envolver pagamento em notas deterioradas ou até problemas mais graves como a falta de comprovantes legais da origem do dinheiro, o que pode causar inconvenientes na saída do país.
Comodidade e segurança
Segundo Leonardo, muitos clientes ainda se deixam enganar por ofertas aparentemente vantajosas que escondem custos adicionais, uma prática comum no setor. Por isso, ele reitera a importância de se informar e escolher empresas sérias e transparentes.
No caso da Turcambio, também há opções seguras para viagens, como os cartões Visa Travel Money, que diferentemente das contas internacionais, garantem assistência imediata ao viajante, como a reposição do cartão no exterior em casos de perda ou roubo.
“É um cartão específico para viagem, ou seja, mesmo que a pessoa esteja lá fora e perca o cartão, ela consegue receber um novo mesmo em viagem no exterior. Outro ponto muito importante é a questão de que qualquer coisa que aconteça com o cartão, você tem saque imediato, e nas contas internacionais geralmente você não tem isso”, detalha o diretor da Turcambio.
A Turcambio é uma instituição financeira 100% catarinense especializada um câmbio e pagamentos internacionais com mas de 20 anos no mercado.