No programa 60 Minutos dessa sexta-feira, 25, Arthur Lessa entrevistou o CEO do grupo TB, detentor das marcas Itagres e Porcellanati, dentro do universo de revestimentos cerâmicos, Rafael Rübensam. O grupo empresarial comandado por Rübensam, tem como slogan Excelência, Moda e Arte.
Para Rafael o momento mais complicado de retração da economia, devido o coronavírus, já passou e os resultados aos poucos começa a aparecer. "Hoje podemos dizer que já estamos no melhor preço médio de produção na história da Itagres"
O CEO também conta os momentos complicados sentidos pelo grupo com as restrições advindas do combate ao Covid-19. Nessa fase muitas indústrias precisaram parar suas atividades. "Chegamos a desligar nossos fornos durante a pandemia. Mas eu gosto sempre de olhar para a parte cheia do copo. Nessa parada olhamos mais para nós mesmos e buscamos aquilo que era necessário para melhorarmos."
Atualmente a empresa que está há mais de 40 anos no ramo de revestimentos cerâmicos, atua forte no mercado externo. "Na Itagres hoje 50% do nosso faturamento é do mercado externos. Não foi por um momento de valorização cambial e sim um planejamento a longo prazo", afirma o CEO.
A Itagres também vem apostando em uma nova coleção para se diferenciar da concorrência. "O exemplo vem da natureza. Em um primeiro momento remete à madeira. É a reprodução da madeira no porcelanato, principalmente espécies brasileiras. Como trabalhamos com mercados exigentes como os EUA, por exemplo, aprendemos muito, pois lá esse cuidado com a natureza é muito prezado. "
Na visão de Rafael o segredo está na rentabilidade do negócio. " Estamos com 75% de capacidade instalada e não vamos aumentar o volume, mas sim a rentabilidade. Isso acontece a partir de melhorias e um relação forte com o cliente", encerrou Rafael.
Acompanhe a entrevista com Rafael Rübensam: